Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI está com inscrições abertas para 18 novas turmas do Parfor para 2023
Início do conteúdo da página

UFPI está com inscrições abertas para 18 novas turmas do Parfor para 2023

Imprimir
Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 10h58

 

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas a partir de hoje (13/10) para 18 novas turmas que serão implantadas em 2023. 

Estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Física, História, Letras – Libras, Letras Português, Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura), distribuídas nos municípios de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

A proposta da UFPI para implantação de novas turmas no âmbito do Parfor levou em consideração as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem participar do Parfor os professores da rede pública de educação básica que estejam no exercício da docência atuando na área do curso pleiteado. O cadastro e/ou atualização e as pré-inscrições devem ser realizadas na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) até às 18 horas do dia 06/01/2023, horário oficial de Brasília.

Os docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam podem fazer sua pré-inscrição em cursos de segunda licenciatura ou, na ausência desta modalidade de oferta, em cursos de primeira licenciatura desde que correspondam à área de atuação em sala de aula, esclarece Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI.

A UFPI teve ao todo 40 turmas pré-aprovadas, sendo 22 para a etapa 2022 e 18 para a etapa 2023. Das 22 turmas propostas para 2022, foram autorizadas pela Capes 16 turmas. Ou seja, apenas 6 turmas da etapa 2022 ainda não foram autorizadas, mas como estão na lista de espera, temos chance de ampliarmos esse quantitativo após a conclusão do período de matrícula agora no dia 14/10, caso não haja número de matriculados suficiente em outras IES do Nordeste. A garantia de implantação das 18 novas turmas do Parfor pleiteadas pela UFPI para 2023 exige ampla mobilização e engajamento de todos os envolvidos com a melhoria da qualidade da educação básica no estado do Piauí e estamos contando novamente com essa parceria, ressaltou Glória Ferro.

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira: 

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023 

Alteração do cronograma do Edital Nº 8/2022.

Para obter mais informações ligue para o telefone (86) 3237-1955 ou envie mensagem de e-mail para o endereço eletrônico .

Fim do conteúdo da página