Os cursistas de Geografia do polo de Luzilândia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram no sábado (30/07), pesquisa de campo com o objetivo e assim realizar uma análise crítica dos problemas socioespaciais, sociodemográficos, socioambientais e socioeconômicos do espaço urbano da cidade de Luzilândia.
A atividade externa foi realizada no componente curricular Fundamentos de Geografia Humana do Brasil, ministrada pelo Professor Formador Rodrigo Rodrigues, e envolveu também a aplicação de questionários junto aos transeuntes tanto da área central como de um bairro de periferia, situado às margens do Rio Parnaíba, visando à caracterização do perfil sociodemográfico dos residentes, para posterior debate em sala de aula com base nos temas discutidos durante a disciplina.
O professor Rodrigo Rodrigues explica que apesar da disciplina tratar, de modo geral, dos fenômenos da Geografia Humana do Brasil, uma das categorias centrais para a leitura e interpretação do espaço geográfico é a "escala".
“Desta forma, entender a manifestação dos fenômenos socioespaciais na escala nacional pode e deve ser realizada a partir da "soma" do entendimento e interpretação destes fenômenos nas escalas locais (e supranacionais, também). Assim, a pesquisa de campo, mesmo numa cidade pequena como Luzilândia, nos ajuda a ler a realidade nacional, além, também, da local”, afirma o professor.
A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destacou a relevância da atividade, ressaltando que a contextualização do conteúdo de Geografia possibilita um novo olhar para o meio em que se vive, construindo um aprendizado crítico a partir da realidade cotidiana dos cursistas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que o que se aprende em sala de aula tem que ter uma relação direta com a vida cotidiana. A vivência de metodologias mais criativas e inovadoras ajudarão os professores em formação pelo Parfor a qualificar a sua prática docente, reverberando em melhoria da aprendizagem dos alunos das escolas públicas de educação básica, em consonância com o propósito do Programa, enfatizou a coordenadora.