Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Educação Física realizam atividades práticas de avaliação motora

Alunos de Educação Física realizam atividades práticas de avaliação motora

Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 14h40

Nos dias 29 e 30 de julho, os discentes do curso de Educação Física do polo de Uruçuí tiveram a possibilidade de discutir aspectos relacionados à psicomotricidade e ao papel da Educação Física no contexto escolar.

Amarelinha, pular corda, pique: brincadeiras tão comuns da infância de algumas décadas e que na atualidade estão sendo trocadas pela tecnologia. Será que essas atividades causam algum prejuízo às crianças na atualidade?

Esta indagação orientou o trabalho desenvolvido pela professora formadora Dionis Machado no âmbito da disciplina Motricidade Humana. A professora propôs a avaliação motora dos alunos através da qual eles puderam perceber suas limitações individuais. Foram desenvolvidas atividades que exigem coordenação motora fina e global, equilíbrio, esquema corporal, noção espaço-temporal e lateralidade.

A professora destacou: “Atualmente é perceptível que crianças e adolescentes estão cada vez mais trocando as brincadeiras pela tecnologia e isso pode trazer prejuízos ao desenvolvimento de habilidades motoras como saltar, correr, arremessar e etc. A Educação Física Escolar é essencial para todos os alunos da Educação Básica e é o licenciado em Educação Física que vai contribuir para que os alunos desenvolvam estas habilidades por meio de jogos e brincadeiras, promovendo saúde e também o desenvolvimento cognitivo e formação do cidadão”.

As aulas práticas da disciplina Motricidade Humana permitem entender como se faz a avaliação motora e como o professor de Educação Física pode trabalhar em suas aulas os diversos conceitos e assim melhorar a condição motora do aluno para ser um adulto mais ativo e para sofrer menos com os efeitos do envelhecimento.

A aluna Ana Félix relatou sobre as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia: “Manter o equilíbrio para andar de moto é um dos principais resultados da falta de desenvolvimento dessas habilidades motoras”, afirmou a aluna.

“Por meio do Parfor/UFPI, tem sido dada a oportunidade de habilitação a novos professores de Educação Física nos mais distintos municípios do Piauí, para que todos os estudantes da Educação Básica possam se beneficiar desta prática”, avaliou Dionis Machado.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor na UFPI, reitera a relevância da temática, ressaltando que a prática de atividades físicas não traz vantagens apenas para o corpo, mas também para a saúde mental, principalmente neste contexto de dúvidas e incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19.

A motricidade humana é a ciência que estuda o movimento humano e envolve capacidades e habilidades motoras de um indivíduo, resultante de sua aprendizagem, com possibilidades e limitações devido à estrutura biológica de cada pessoa, ambiente e tarefa.

Saiba mais: