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Parfor Indica: V Semana de Letras

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Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 08h58

 

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!

Nesta semana (15 a 19/08), contamos com a indicação de seis livros com temáticas de Letras, indicados pelo professor, João Benvindo de Moura. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

 

MORFOLOGIA

 

Organizadoras: Maria Cristina Ataíde Lobato e Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira.

Sinopse: O livro integra o conjunto bibliográfico utilizado pelo curso de Letras a distância, da Universidade Federal do Pará. Nele, os aspectos morfológicos da língua portuguesa são abordados de forma bastante didática e atual.

 

DISCURSOS, IMAGENS E IMAGINÁRIOS

Organizadores: João Benvindo de Moura e Maraisa Lopes.

Sinopse: Esta obra reúne dezessete capítulos escritos por pesquisadores brasileiros do campo da Análise do Discurso. Valendo-se de corpora diversos, as pesquisas aqui contempladas exploram, em sua maioria, discursos midiáticos, políticos, religiosos e humorísticos. Essa variedade temática permite uma multiplicidade de olhares, além de representar uma amostra significativa da produção científica realizada por grupos de pesquisa vinculados às mais diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras, no campo da Análise do Discurso. A obra está dividida em três partes: a primeira é composta pelos dez capítulos iniciais, tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, criada pelo Professor Emérito da Universidade Paris XIII, Patrick Charaudeau. A segunda parte comporta cinco capítulos, voltando-se para a Análise do Discurso Materialista, fundada pelo filósofo francês Michel Pêcheux. A terceira e última parte compreende dois capítulos, fundamentados na Análise do Discurso Crítica, representada, principalmente, pelo linguista britânico Norman Fairclough.

 

A PARATOPIA NO DISCURSO LITERÁRIO

Organizadores: Érica Patrícia Barros de Assunção

Sinopse: Durante o estágio criativo, o autor se encontra num processo complexo de escrita que requer um confronto e conciliação entre as duas formas de existências, a do autor e a da obra. O paradoxo existencial do discurso literário apoia-se na indefinição do lugar do autor que se encontra em um ponto indeterminado entre os perímetros da produção literária ficcional e de um território fixo na sociedade. É sobre esse fenômeno, denominado de paratopia pela Análise do Discurso Literário, que esta obra se debruça, buscando analisar como a localização às margens, do autor piauiense Abdias Neves, interfere na sua produção; como se estabelecem essas relações paratópicas em seu discurso literário e como tais relações estão imbricadas na construção dos ethé do autor na obra Um manicaca, cuja primeira edição foi publicada em 1909.

 

A ANÁLISE PRAGMÁTICA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS

Organizadores: Katiuscia Cristina Santana e Ana Paula Albarelli.

Sinopse: Este livro, dedicado à Pragmática, abrange, ao longo de seus 16 capítulos, discussões teóricas, metodológicas, revisões de literatura e análise de dados em diferentes perspectivas, de modo que esperamos que o leitor possa conhecer um pouco mais sobre os estudos pragmáticos.

 

DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA À PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO: DESCRIÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS

 

Organizadores: Flávio Brandão-Silva; Edson Carlos Romualdo e Hélcius Batista Pereira.

Sinopse: Não é possível descrever ou ensinar-aprender a língua sem que se faça uma reflexão profunda sobre a variação linguística. O fenômeno da variação aparece diariamente aos usuários da língua como faceta do diálogo que esta estabelece com a diversidade sociocultural que divide e une os participantes de uma dada comunidade. Surge como mecanismo pelo qual é possível ativamente participar de diferentes grupos sociais. Mostra-nos que a língua é dinâmica e complexa, estando sujeita às movimentações que historicamente podem resultar em mudanças. Reconhecer todos os contornos desse fenômeno em sua descrição e tratá-lo de modo adequado na escola são condições essenciais para os que se propõem a compreender a língua e desenvolver as competências sociodiscursivas dos nossos alunos.

 

LIBRAS EM ESTUDO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE

Organizadores: Neiva de Aquino Albres e André Nogueira Xavier.

Sinopse: O presente livro resulta dos esforços de professores e alunos de um curso de pós-graduação (lato sensu) em libras, língua brasileira de sinais, oferecido por uma instituição privada de ensino superior. Ele integra a coleção “Libras em estudo”, constituída por dois outros volumes: um dedicado a questões de tradução e interpretação da língua de sinais e outro a questões de seu ensino e aprendizagem. Este volume, por sua vez, focaliza a descrição e a análise de alguns aspectos gramaticais da libras.

 

 

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