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Turma de geografia de Luzilândia realiza atividade de campo sobre conscientização da qualidade ambiental

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Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 11h32

 

A turma de cursistas de Geografia do polo de Luzilândia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI realizou na última sexta-feira (22), atividade de campo sobre a conscientização em favor da melhoria da qualidade ambiental.

A atividade externa produzida na disciplina de Educação Ambiental teve como objetivo proporcionar aos alunos as várias possibilidades para que profissionais professores de Geografia possam, a partir da sala de aula, realizar um trabalho de conscientização em favor da melhoria da qualidade ambiental.

O professor formador Raimundo Lenilde, responsável pela disciplina Educação Ambental, explicou que entender a relação sociedade natureza é essencial e, por isso, realizou com a turma aula de campo na cidade de Luzilândia.

“Para que ocorra a conscientização em favor da melhoria da qualidade ambiental são necessários muitos estudos, pesquisas e projeto de que beneficiem a população e a natureza. A nossa aula de campo constou de roteiro didático preestabelecido, planejado a partir de estudo realizado em sala de aula bem como de conhecimentos empíricos que a turma trouxe para discussão”, relatou o professor.

 

 

Nesse contexto, a turma conseguiu identificar os vários problemas ambientais locais. A partir da percepção da turma foi questionado para eles sobre a seguinte situação: Se fossem gestores, o que eles fariam para melhorar a qualidade ambiental da cidade?

 A discente Veriane Martins de Lima fez uma fala adequada ao enfatizar que: “Seria necessário um estudo científico detalhado para identificação dos problemas, elaboração de projetos para a resolução desses problemas além de intensa campanha de educação ambiental permanente”, respondeu a cursista.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor na UFPI, parabenizou a iniciativa do professor Raimundo Lenilde, tendo em vista a importância do tratamento das questões ambientais na adoção de posturas pessoais e comportamentos sociais que promovam interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis. “A educação ambiental contribui para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes, aptos/as a atuarem na realidade socioambiental de modo mais responsável e comprometido com a vida e o bem-estar de cada um/uma e da sociedade local e global”, disse a coordenadora.

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