Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursista de Educação Física do Parfor/UFPI ministra aulas de atividade física em projeto social

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 11h06

O professor cursista de Educação Física no polo de Currais, Willian Lima Batista, atua como professor voluntário no Projeto Social Pelotão Mirim Cidadão. O trabalho é desenvolvido na região do 11° Batalhão da Polícia Militar, localizado no município de São Raimundo Nonato-PI.

O Projeto Social Pelotão Mirim Cidadão é uma iniciativa destinada a congregar crianças e adolescentes de ambos os sexos (gêneros), com a finalidade de contribuir para a formação intelectual, moral, cívica e física. Além de apoiar as famílias e as instituições de ensino através do acompanhamento do desempenho escolar e familiar para a boa formação do caráter, através da promoção do bem estar social, moral, cívico, pedagógico, esportivo, cultural e educacional das crianças e adolescentes.

O projeto assiste crianças e jovens de 08 a 17 anos, devidamente matriculados na rede regular de ensino com vistas à prevenção e/ou redução da violência e criminalidade, bem como do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, buscando o exercício pleno da cidadania. Os encontros são semanais, no contra turno escolar, e envolve 180 participantes.

Willian Lima explica que com o início do curso de educação física passou a trabalhar outras áreas do componente curricular como ginástica, esportes e dança além das lutas. “Sou faixa preta de jiu-jitsu e ministro a modalidade para as crianças do projeto já ha seis anos”.

“Se não fosse o Parfor dificilmente na realidade que vivo estaria cursando a licenciatura, morando longe dos grandes centros, tendo que conciliar trabalho e família é muito complicado, e o Parfor entra exatamente nessa lacuna, trazendo a formação para próximo dos professores em especial os do interior. Com o dia-a-dia da formação inicial proporcionada pelo Parfor/UFPI, a licenciatura em educação física vem trazendo uma bagagem teórica e prática, que tem se somado ao meu conhecimento técnico do jiu-jitsu, consigo hoje entender a dinâmica da construção das minhas aulas, respeitando as individualidades biológicas de cada criança atendida no projeto, não concentrando mais as forças somente nos resultados, mas em todo o processo de ensino aprendizagem, o desenvolvimento psicomotor e as relações sócias desenvolvidas durante as aulas de jiu-jitsu. Desta forma entendi que pedagogicamente as aulas têm atingido seu objetivo na construção integral do indivíduo, e no meu crescimento como profissional em processo de formação”, esclarece o aluno.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, parabeniza a atuação do cursista Willian Lima Batista e ratifica o alcance social do Parfor, que, ao formar professores da educação básica, possibilita a inserção de cursistas em ações relevantes como esta.