Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza reunião em Castelo do Piauí sobre cursos e vagas aprovados para o Parfor

Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 20h25

Na manhã desta sexta-feira (08), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro, e os Coordenadores de curso, Profa. Dra. Maraisa Lopes (Pedagogia), Prof. Dr. João Benvindo de Moura (Letras – Língua Portuguesa) e Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi (Educação Física), reuniram-se juntamente com secretários municipais de educação, dirigentes municipais, gestores escolares e técnicos de educação da microrregião Campo Maior e território dos carnaubais para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica para a etapa 2022.

A reunião foi sediada no município de Castelo do Piauí, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de dirigentes municipais e profissionais da educação dos municípios vizinhos: São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Novo Santo Antônio, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes.

Compuseram a mesa de honra a Secretária Municipal de Educação de Castelo do Piauí, Idala Soares Moreira; o Coordenador do Polo UAB no município, Francisco Matos; a Secretária de Educação de Buriti dos Montes, Janaina Marinho de Loiola, as professoras Glória Ferro e Maraisa Lopes e o professor João Benvindo.

Em sua fala a Secretária de Educação de Castelo do Piauí, Idala Soares, enalteceu sua alegria em receber representantes do Programa no município: “O Parfor é um programa muito importante principalmente para os municípios, porque ainda temos professores que são graduados em uma área e estão lecionando em uma outra área. Por isso, Castelo abraça o Programa e a causa, porque queremos que aconteça o que está estabelecido no Plano Nacional de Educação, que cada professor esteja atuando de acordo com sua área de formação”.

O Coordenador do Polo UAB, Francisco Matos, enfatizou a importância da coletividade para a implantação de novas turmas no município: “Embora o Polo que venha sediar a turma do Parfor seja em Castelo, mas comtemplará todos os municípios que pertencem a essa região do território dos carnaubais. Então, a hora agora é de união”, afirmou o coordenador.

Janaina Marinho de Loiola, Secretária Municipal de Educação de Buriti dos Montes, demonstrou sua satisfação em ser egressa do Parfor/UFPI: “Sou suspeita para falar do Programa; aproveitei a oportunidade e cursei a segunda licenciatura em Física pelo Parfor na UFPI; e é um prazer estar presente hoje neste evento e poder colaborar na mobilização para adequar a formação dos professores do nosso município a área de atuação”.

Em nome do Magnífico Reitor da UFPI, Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Professora. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e agradeceu a acolhida e o pronto atendimento ao convite da equipe do Parfor/UFPI e da Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí para dialogar sobre a relevância da continuidade do Programa no estado do Piauí. “O Parfor fomenta formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam os professores da rede pública de educação básica. Assegurar formação aos professores é também investir na melhoria da qualidade da educação e no crescimento do município. E nisso reside o grande alcance social do Programa. Por isso, contamos com o engajamento de todos os profissionais do território dos carnaubais para fazermos ampla mobilização e garantirmos as pré-inscrições necessárias”, ressaltou Glória Ferro.

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo até 18h do dia 13/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) e fazer a pré-inscrição nos cursos aprovados para 2022 até 18h do dia 18/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) através da Plataforma Capes de educação básica. A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 19/07/2022 até 18h do dia 19/08/2022 (Horário Oficial de Brasília).

A lista completa de cursos e vagas do Parfor / UFPI aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 compreende a formação nas áreas de Educação Física, História, Letras - Libras, Letras - Língua Portuguesa, Pedagogia (primeira licenciatura) e Geografia (primeira e segunda licenciatura).

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira:

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023

Lista geral de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022

Alteração cronograma do edital

Informações da CAPES:

Live tira-dúvidas da Capes: https://www.youtube.com/watch?v=aPfIfOBCbNg

E-mails e contatos:

Dúvidas gerais e gestão técnica do Programa:

Cadastro de currículo e acesso ao sistema:

Atendimento aos secretários de educação e solicitação de perfil de secretaria:

Confira mais fotos da reunião.