Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI e municípios da microrregião Campo Maior dialogam sobre cursos e vagas aprovados para o Parfor

Instagram - Parfor

Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 20h21

Na manhã desta sexta-feira (01), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro, e os Coordenadores de curso, Profa. Dra. Bartira Viana (Geografia), Profa. Dra. Maraisa Lopes (Pedagogia) e Prof. Dr. Fabrício Rossi (Educação Física), reuniram-se juntamente com prefeitos, vereadores, secretários de educação, dirigentes municipais, gestores escolares e técnicos de educação da microrregião Campo Maior para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica para a etapa 2022.

A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Pedro II e a mesa de honra foi composta pela Secretária de Educação de Pedro II, Maria Amélia dos Santos, na ocasião representando a Excelentíssima Prefeita de Pedro II, Elisabete Rodrigues de Oliveira; os vereadores Professor Joel Neves e Compadre filho; o Secretário de Educação de Lagoa de São Francisco, Oziel Santos; a Secretária de Educação de Piripiri, Professora Tânia Monteiro; o Secretário de Educação de Cocal de Telha, Elenilson Rocha, o Secretário de Educação de Capitão de Campos, Weberty Araújo; a Supervisora de Educação do estado, Adriana Costa; a diretora escolar, Ivoneide Honorato, e a professora Glória Ferro.

Falando em nome da prefeita de Pedro II, a Secretária de Educação, Amélia dos Santos enfatizou: “Hoje nós estamos muito felizes aqui em Pedro II pela possibilidade de sermos agraciados com turmas do Parfor de primeira e segunda licenciatura para os nossos professores, pois sabemos que qualificação é muito importante, principalmente na área em que atuam; estamos aqui para abraçar essa causa, para mobilizar e incentivar tanto os nossos professores a se inscreverem para alcançar essa qualificação, quanto os dos municípios vizinhos que estão conosco nessa causa. O sentimento é de união e gratidão por estarmos recebendo a equipe do Parfor / UFPI em nosso município”.

O vereador e professor Joel Neves fez questão de prestigiar o encontro e afirmou: “Essa reunião é muito significativa, pois estamos todos juntos procurando trazer melhoria para os profissionais de educação da nossa microrregião, ofertando a eles oportunidade de crescer e assim contribuir ainda mais para qualificar o trabalho nas nossas redes de ensino”, declarou.

Tânia Monteiro, Secretária de Educação do município de Piripiri, demonstrou sua satisfação em ser egressa do Parfor: “Valeu cada segundo e cada esforço, pois se trata de cursos com professores de excelente qualidade e estou disposta a lutar para defender a continuidade do Parfor no nosso estado”. A secretária finaliza sua fala citando Paulo Freire para realçar a importância da educação: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Em nome do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e agradeceu a excelente acolhida, a receptividade e o tratamento dispensado à equipe do Parfor / UFPI. “Estamos felizes com a possibilidade de implantação de turmas do Programa na mesorregião Centro-Norte Piauiense, mormente, na microrregião Campo Maior e contamos com o apoio dos (as) secretários (as) de educação e dos dirigentes municipais para fazermos uma ampla mobilização e garantirmos as pré-inscrições necessárias”, declarou a Coordenadora Institucional.

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo até 18h do dia 13/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) e fazer a pré-inscrição nos cursos aprovados para 2022 até 18h do dia 18/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) através da Plataforma Capes de educação básica. A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 19/07/2022 até 18h do dia 19/08/2022 (Horário Oficial de Brasília).

A lista completa de cursos e vagas do Parfor / UFPI aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 compreende a formação nas áreas de Educação Física, História, Letras - Libras, Letras - Língua Portuguesa, Pedagogia (primeira licenciatura) e Geografia (primeira e segunda licenciatura).

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira:

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023

Lista geral de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022

Alteração cronograma

Informações da CAPES:

Live tira-dúvidas da Capes: https://www.youtube.com/watch?v=aPfIfOBCbNg

E-mails e contatos:

Dúvidas gerais e gestão técnica do Programa:

Cadastro de currículo e acesso ao sistema:

Atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria:

Veja mais fotos da reunião.