Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza reunião no município de Miguel Alves sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor
Início do conteúdo da página

UFPI realiza reunião no município de Miguel Alves sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 20h20

 

Na manhã desta quinta-feira (30), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor na UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro, e os Coordenadores de curso, Profa. Dra. Bartira Viana (História e Geografia) e Prof. Dr. João Benvindo de Moura (Letras – Língua Portuguesa), reuniram-se juntamente com prefeitos, vereadores, secretários de educação, dirigentes municipais e técnicos de educação da Microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica para a etapa 2022.

 

 

A reunião foi sediada no município de Miguel Alves, na Câmara Municipal. Compuseram a mesa de honra o Chefe de Gabinete da Prefeitura, professor José Abreu, na ocasião representando o Excelentíssimo Prefeito de Miguel Alves, Francisco Antônio Rebelo Paiva, o Prefeito de Porto, Domingos (Dó) Bacelar de Carvalho; o Secretário de Educação de Miguel Alves, Professor José Pereira Rodrigues da Silva; a Secretária de Educação de União, Francisca da Luz Castro Melo; a Secretária de Educação de Porto, professora Neta Rocha, a Gerente de Ensino de Lagoa Alegre, professora Josélia Amorim, e o Presidente da Câmara, Júlio de Sousa Castro, além  das professoras Glória Ferro e Bartira Viana.

 

 

Falando em nome do prefeito de Miguel Alves, o Professor José de Abreu enfatizou: “O prefeito Francisco Antônio abraçou essa causa que é qualificar melhor os nossos professores que devem sempre estar se aperfeiçoando para melhor trabalhar a educação. E valorizar o professor é dar condições para que ele trabalhe da melhor forma possível”.

 

 

José Pereira, Secretário de Educação do município, demonstrou sua satisfação em ser egresso do Parfor/UFPI: “É motivo de alegria e orgulho o município de Miguel Alves estar tendo a oportunidade de implantação das turmas do Parfor através da UFPI, que irão proporcionar a formação em nível superior de muitos professores não só de Miguel Alves, mas dos municípios do entorno, da Mesorregião Norte, e com isso melhorar a qualidade do ensino no nosso estado”.

O secretário fez questão de lembrar com saudades da professora Maria do Carmo Rego (em memória) que: “com certeza ela estaria emocionada com essa oportunidade, pois era uma grande guerreira que enfrentou desde cedo o preconceito tendo em vista que as mulheres, na sua época, não podiam ter acesso à educação”, disse José Pereira.

 

 

O Prefeito de Porto, Dó Bacelar, que também participou da reunião que ocorreu no município de Batalha, fez questão de prestigiar o encontro em Miguel Alves e afirmou: “Ninguém vai a lugar nenhum e povo nenhum se desenvolve se não for através da educação”. Dó enfatizou a importância da mobilização para conquistar os inscritos necessários para implantação das turmas do Parfor/UFPI na Microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense.

As Secretárias de Educação que compuseram a mesa endossaram a fala dos demais oradores e reiteraram a importância do investimento em qualificação de professores para o desenvolvimento do município, mormente através de uma IES pública que prima pela qualidade da formação ofertada, como é o caso da UFPI.

 

 

Em nome do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro cumprimentou os presentes e agradeceu a receptividade, a excelente acolhida e o tratamento dispensado à equipe do Parfor/UFPI. “Estamos esperançosos em relação à continuidade do Parfor no estado do Piauí. Para tanto, precisamos fazer um grande movimento e ampla divulgação do período das pré-inscrições e o apoio das secretarias de educação e dos dirigentes municipais é fundamental nesse processo”, enfatizou a Coordenadora Institucional.

 

 

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo até 18h do dia 13/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) e fazer a pré-inscrição nos cursos aprovados para 2022 até 18h do dia 18/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) através da Plataforma Capes de educação básica. A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 19/07/2022 até 18h do dia 19/08/2022 (Horário Oficial de Brasília).

 

 

A lista completa de cursos e vagas do Parfor / UFPI aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 compreende a formação nas áreas de Educação Física, História, Letras - Libras, Letras - Língua Portuguesa, Pedagogia (primeira licenciatura) e Geografia (primeira e segunda licenciatura).

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira: 

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023 

Lista geral de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 

Alteração cronograma

 Informações da CAPES:

Live tira-dúvidas da Capes: https://www.youtube.com/watch?v=aPfIfOBCbNg

E-mails e contatos:

Dúvidas gerais e gestão técnica do Programa:

Cadastro de currículo e acesso ao sistema:

Atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria:

Confira as fotos da reunião.

Fim do conteúdo da página