Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza reunião no município de Batalha sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor

Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 10h46

Na manhã desta terça-feira (28), a Coordenadora Institucional, Glória Ferro e os Coordenadores de curso: Bartira Viana (História e Geografia), Maraisa Lopes (Letras – Libras e Pedagogia) e João Benvindo (Letras – Língua Portuguesa) do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI reuniram-se juntamente com prefeitos, vereadores, secretários de educação, dirigentes municipais e técnicos de educação de municípios que integram o território dos cocais para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica para a etapa 2022.

A reunião foi sediada no município de Batalha, no Anfiteatro Milton Vasconcelos (Miltinho), obra do saudoso João Messias, que foi servidor da UFPI. Compôs a mesa de honra o Prefeito de Batalha, José Luiz Alves Machado; o Prefeito de Porto, Dó Bacelar; o Prefeito de São José do Divino, Assis Carvalho; o Secretário de educação de Batalha, Luiz Segundo; o Secretário de educação de Barras, Cláudio César; o Secretário de educação de Campo Largo, Josué Marques; os vereadores de Batalha, Guilherme Machado, Zé Filho da Doura, Sebastião Sampaio, Eduardo Cruz, os Secretários Municipais de Batalha (de esportes, Neném Celedone; administração, Antônio de Pádua; Ação Social, Raonir Carvalho; de Saúde, Dra. Luana Machado), Chefe de Gabinete, Elvis Machado, e o Chefe de recursos humanos da SEMED, Nonato Silva).

O prefeito de Batalha, José Luiz Alves, enfatizou a importância da implantação de novas turmas do Parfor no município: “Estamos aqui hoje nessa conferência juntos representando os municípios da região dos cocais tratando da questão da educação, firmando parceria com a Universidade Federal do Piauí através do Parfor, procurando trazer melhoria para os profissionais de educação, ofertando a eles oportunidade de crescer, fomentar o seu currículo e assim fortalecer a nossa educação. E isso é bastante importante, pois os 14 municípios do CitCocais se mostram unidos para que possamos discutir e desenvolver a melhor forma de melhorias para a educação dos nossos professores, só tenho a agradecer a Universidade Federal por ofertar essa oportunidade”.

Em fala o Secretário de educação de Batalha, Luiz Segundo enaltece sua alegria em receber representantes do programa em seu município: “Recebemos o Parfor/UFPI em 2009 e agora estamos tendo a honra de voltar com esse programa para a formação dos nossos professores, todos devemos nos atualizar e é isso que o Parfor vai realizar, tendo sede aqui em Batalha onde vai contemplar todos os munícipios da região CitCocais”, esclarece.

Estou bastante satisfeita com a reunião. Penso que o objetivo da reunião foi alcançado e que a nossa mensagem foi compreendida. “Precisamos fazer uma grande mobilização para garantirmos a continuidade do Parfor no nosso estado, no território dos cocais, especialmente, e o apoio das secretarias de educação e dos dirigentes municipais é decisivo nesse movimento. Agradeço a receptividade e a excelente acolhida de todos (as) que integram a região dos cocais piauienses”, concluiu Glória Ferro.

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo até 18h do dia 13/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) e fazer a pré-inscrição nos cursos aprovados para 2022 até 18h do dia 18/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) através da Plataforma Capes de educação básica. A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 19/07/2022 até 18h do dia 19/08/2022 (Horário Oficial de Brasília).

A lista de cursos e vagas do Parfor / UFPI aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 compreendem a formação nas áreas de Educação Física, História, Letras - Libras, Letras - Língua Portuguesa, Pedagogia (primeira licenciatura) e Geografia (primeira e segunda licenciatura).

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira:

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023

Lista geral de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022

Alteração cronograma

Informações da CAPES:

Live tira-dúvidas da Capes: https://www.youtube.com/watch?v=aPfIfOBCbNg

E-mails e contatos:

Dúvidas gerais e gestão técnica do Programa:

Cadastro de currículo e acesso ao sistema:

Atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria:

Confira as fotos da reunião.