Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > CAPES fará live sobre o Parfor na próxima quinta
Início do conteúdo da página

CAPES fará live sobre o Parfor na próxima quinta

Imprimir
Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 09h05

 

A CAPES vai realizar uma live às 17h de quinta-feira, 23 de junho, sobre o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Para acompanhar, basta acessar o canal da Fundação no YouTube. O objetivo é tirar dúvidas sobre as regras de participação no Programa e acerca do manuseio da Plataforma CAPES de Educação Básica. Será possível enviar perguntas pela plataforma Slido durante a transmissão.

Para que um curso se concretize, é preciso ter ao menos 15 professores interessados e ser classificado de acordo com as regras do Edital nº 8/2022 (veja aqui os prazos atualizados do edital e aqui os cursos pré-selecionados). Podem participar os educadores que não possuem licenciatura na área em que atuam na rede.

Serão abertas até 12 mil vagas: 6 mil em 2022 e 6 mil em 2023. Entre os cursos ofertados estão Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Libras – Português, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química, entre outros.

Para participar é necessário se cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica. Em seguida, basta clicar na aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecem. Depois que o professor registrar seu interesse, a secretaria de Educação a qual ele esteja vinculado deverá validar as informações.

Sobre o programa
Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/5432ACTION)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página