Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI participa de reunião para apresentação dos cursos do Parfor aprovados pela Capes

Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 20h13

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI participou de reunião por meio de videoconferência nesta quinta-feira (09) objetivando apresentar as ofertas dos cursos do Parfor aprovados para a 3ª fase do Edital do Edital 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e discutir os encaminhamentos necessários para a execução das ações das próximas fases do processo seletivo.

A reunião foi organizada pela equipe da Superintendência de Ensino Superior (SUPES) da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), com a articulação da professora Maria de Lourdes Lopes, e contou com a participação dos Gerentes Regionais de Educação do estado do Piauí e das Coordenadoras Institucionais do Parfor da Universidade Federal do Piauí (Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro) e da Universidade Estadual do Piauí (Profa. Dra. Francisca Maria da Cunha de Sousa).

A professora Glória Ferro ressaltou que a proposta da UFPI para implantação de cursos de licenciatura no âmbito do Parfor priorizou os municípios onde há maior concentração de demanda, a partir do diagnóstico realizado junto às redes, bem como dos dados do Educacenso 2021, quanto aos índices de adequação da formação docente, em conformidade com as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022.

“Os docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam podem fazer pré-inscrição em cursos de segunda licenciatura ou, na ausência desta modalidade de oferta, em cursos de primeira licenciatura desde que correspondam à área de atuação em sala de aula”, esclarece Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI.

A lista de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022 compreendem a formação nas áreas de Educação Física, História, Letras - Libras, Letras - Língua Portuguesa, Pedagogia (primeira licenciatura) e Geografia (primeira e segunda licenciatura).

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo até 18h do dia 13/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) e fazer a pré-inscrição nos cursos aprovados para 2022 até 18h do dia 18/07/2022 (Horário Oficial de Brasília) através da Plataforma Capes de educação básica. A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 19/07/2022 até 18h do dia 19/08/2022 (Horário Oficial de Brasília).

Os Gerentes Regionais de Educação avaliaram positivamente a reunião por ter contemplado informações importantes sobre o funcionamento do Programa e também pelo esclarecimento de dúvidas acerca do processo seletivo. “Espero que ocorram outros encontros; estamos muito felizes pela volta do Parfor” declarou a professora Mariné Ribeiro da Silva da 13ª GRE - São Raimundo Nonato.

“Precisamos fazer uma grande mobilização para garantirmos a continuidade do Parfor no nosso estado e o apoio das secretarias de educação e dos dirigentes municipais é decisivo nesse movimento”, conclui Glória Ferro.

Cadastre/atualize seu currículo e faça a sua pré-inscrição aqui: https://eb.capes.gov.br/

Confira:

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023

Lista geral de cursos e vagas aprovados para a 3ª fase do Edital Capes Nº 08/2022

Alteração cronograma