Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realiza reunião sobre implantação de novas turmas

Parfor/UFPI realiza reunião sobre implantação de novas turmas

Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 08h57

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI realizou reunião nesta sexta-feira (20) objetivando socializar o resultado dos cursos do Parfor pré-aprovados para a 3ª fase do Edital do Edital 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como discutir os encaminhamentos necessários para a execução das ações das próximas fases do processo seletivo.

O encontro contou com a participação do Magnifico Reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, da Vice-Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí – Undime-PI, dos Coordenadores de curso (Profa. Bartira Araújo da Silva Viana - História e Geografia, Prof. Fabrício Eduardo Rossi  - Educação Física e Profa. Maraisa Lopes - Pedagogia), dos Coordenadores Locais (Profa. Isabela Cristina Caldas Castro Barros – Luzilândia, Profa. Rossiana Ribeiro Lino – Uruçuí e o Prof. Cícero Pereira Barros Júnior – Currais), do Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, das técnicas de apoio administrativo Raimunda Nonata Aragão e Larissa Adriely Ribeiro da Silva e de professores, coordenadores e Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) do estado do Piauí.

O Reitor Gildásio Guedes Fernandes reforçou o comprometimento com o programa e a importância que o Parfor/UFPI tem com a formação de professores: “Esperamos que dentro dessa evolução do programa novos profissionais estejam aqui se qualificando e continuaremos presente sempre apoiando todas as iniciativas do Parfor sob a coordenação da professora Glória Ferro e todos os coordenadores e apoiadores que a acompanham”, afirmou.

Representada pela a Vice-Presidente e DME de Francinópolis, Eliane Morais, destacou a necessidade de um maior alcance do programa. “Sei da relevância do Parfor e de que é preciso que o programa tenha uma abrangência maior. São necessárias mais políticas públicas e nós, da Undime, estamos à disposição para colaborar no que for possível”.

Durante a abertura da reunião, cada participante proferiu comentários sobre os benefícios do programa reforçando ainda mais a importância e necessidade da implantação de novas turmas.

Entre os cursos pré-aprovados destacam-se: Educação Física, nos municípios de Batalha, Floriano, Luzilândia, Miguel Alves, Parnaíba, Pedro II, Picos e Teresina; Geografia em Currais e Miguel Alves; História nos municípios de Currais, Miguel Alves, Parnaíba, Pedro II, e Teresina; Letras - Libras em Batalha, Miguel Alves, Picos, Piripiri, Teresina e Uruçuí; Letras Português em Batalha, Castelo do Piauí, Miguel Alves, Pedro II e Picos; Pedagogia nos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Parnaíba, Pedro II, Picos e Teresina - (Primeira Licenciatura) e Geografia em Batalha, Castelo do Piauí, Parnaíba, Pedro II, Picos e Teresina (Segunda Licenciatura).

"É importante que o professor ao cadastrar ou atualizar o seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) informe corretamente a sua atuação para que o município possa mostrar as reais necessidades formativas dos docentes da educação básica', recomendou Glória Ferro, acrescentando que “o sucesso da terceira fase do seletivo depende principalmente dos professores, que deverão cadastrar/atualizar seu currículo e fazer sua pré-inscrição na plataforma, e dos secretários de educação que devem validar as pré-inscrições dos professores que se enquadram no público-alvo do Parfor”. “Precisamos fazer um forte movimento no estado do Piauí e a Undime exerce um papel fundamental na articulação com os municípios”, finalizou.

Confira:

Edital nº 8/2022