Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aluna do curso de Educação Física do Parfor/UFPI cria projeto que beneficia comunidades com atividades físicas no município de Currais

Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 10h15

A aluna do curso de Educação Física no polo de Currais, Keiliana Teles de Oliveira desenvolve um trabalho de grande relevância para a saúde das mulheres das comunidades Cajueiro e Pará-Batins, zona rural do município de Currais localizado a 640 km de Teresina. O projeto intitulado “Mulheres Saudáveis: Saúde no ritmo certo” tem como objetivo incentivar e orientar a prática de atividade física para a população, visando a melhora da saúde, assim como o bem-estar e a felicidade de modo geral, sendo realizado totalmente de forma voluntária por Keiliana Teles de Oliveira.

O projeto que iniciou em fevereiro vem desenvolvendo atividades contínuas nas duas comunidades, atualmente é composto por 55 mulheres, mas já tem uma grande procura para que seja realizado também em outras comunidades. Os treinos tem duração de 60 minutos e contam com alongamento, aquecimento, agachamento entre outros.

A professora cursista explica como surgiu a ideia de pôr em prática essa ação tão importante. “Minha filha tem problemas de coluna denominado (Cifose) e faz acompanhamento fisioterápico, no momento ficou inviável pra seguir com o acompanhamento então resolvi trabalhar alguns exercícios com ela em casa e também fazendo caminhadas, em um certo ponto paramos para a realização de alguns exercícios e outras mulheres começaram a nos observar e acabaram nos acompanhando nos exercícios, a cada dia a quantidade de mulheres nos observando e acompanhando foi aumentando e então resolvi fazer esse trabalho estendido à comunidade que por sua vez vem surtindo efeitos”.

Keila Teles como é conhecida por todos nas comunidades conta como o Programa está sendo importante na realização do projeto e na sua vida. “O Parfor significa uma porta de entrada para o desenvolvimento não só como instituição, mas para o mercado, deliberando conhecimentos teóricos e práticos com professores de grande capacidade e gabarito altíssimo que vem somando significativamente. Recebo como incentivo a autoestima tanto de professores quanto de colegas e também da coordenação. Toda essa estrutura tem me fortalecido bastante, já tenho a disponibilidade do coordenador local que está empenhado junto comigo na busca de materiais para que esse projeto possa seguir adiante”.

A aluna explica que mesmo com todos os obstáculos só tem a agradecer. “O programa tem grande significância na minha vida, passei por várias barreiras até mesmo para realizar minha inscrição (pois precisei de uma foto 3X4 e era o último dia para a realização da mesma, parei no tempo e tive uma grande ideia; optei em cortar minha RG e usar a foto da mesma para a realização da inscrição que acabou dando certo) e têm aparecido no decorrer do curso mais obstáculos e estou sempre confiante em Deus que tudo vai dar certo e tem dado, sabemos que a rede Parfor tem ajudado muitas pessoas a ter uma graduação e assim poder trilhar caminhos diversos onde eu entrei por essa porta e sou muito grata pela oportunidade. Estou procurando honrar e louvar por essa chance recebida. Grata a Deus e ao Parfor” finaliza Keila Teles.

O Coordenador do curso de Educação Física, Fabrício Rossi, enfatiza a importância de ideias como a de Keiliana. “É de extrema importância local e regional, uma vez que essa população não tem oportunidade de acesso a projetos relacionados a atividades físicas e saúde, dentre as inúmeras relevâncias desse projeto podemos destacar a oferta da prática de atividade física para a população de maneira gratuita e o incentivo a promoção da saúde e qualidade de vida. Sabemos que a prática de atividade física contribui não só para a diminuição de doenças, mas também para a redução de custos com saúde pública. Então, esse projeto vem no sentido de melhorar a saúde das pessoas, fazendo com que saiam do sedentarismo, aumentem o nível de atividade física melhorando assim a saúde e qualidade de vida. Mais ideias como essa são muito bem aceitas e incentivadas no sentido de promover a prática de atividade física e principalmente em regiões aonde essa prática não é ofertada, onde não existem oportunidades e projetos com orientação”.

“O Parfor/UFPI além de contribuir para a formação de professores ele forma profissionais capacitados para orientar programas de atividade física para a comunidade, mudando assim a saúde da população local. E por isso, parabenizo a aluna Keiliana Teles pela motivação e proatividade, no sentido de incentivar e desenvolver um projeto como esse”, declara Fabrício Rossi.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Glória Ferro, reitera a relevância da iniciativa da cursista Keiliana Teles de Oliveira, que é totalmente coerente com o projeto formativo desenvolvido no âmbito do Programa na nossa IES, fundamentado na pesquisa e na extensão, enquanto princípios educativos orientadores do processo de formação. “Consideramos o tripé ensino, pesquisa e extensão referencial de qualidade da formação e da relação orgânica entre os lugares formativos e o local de trabalho. Por isso, garantirmos em nossos projetos de cursos a presença de atividades de pesquisa e extensão ao longo do percurso formativo por entendermos que a capacidade de gerar e socializar conhecimento por meio de processos investigativos (pesquisa) e de criar uma relação entre a comunidade e a universidade desenvolvendo ações que possibilitem uma troca de conhecimentos (extensão), induz a uma referência dinâmica da relação docente-discente-comunidade, oportunizando contextos de diálogo e de ensinar a aprender. Keiliana se apropriou muito bem desses princípios”, disse Glória Ferro.

Confira fotos e vídeos do projeto.