Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) tem XII edição realizada
Início do conteúdo da página

Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) tem XII edição realizada

Imprimir
Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 18h24

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou nos dias 31 de março e 01 de abril o XII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorreu remotamente, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ) e plataforma Google Meet em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A programação do evento contemplou relatos de experiências das ações interdisciplinares vivenciadas pelos cursistas de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia) no decorrer do período letivo 2021.1.

O XII SIMPARFOR teve como objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

 

Dia 31/03 (Quinta-feira): Primeiro dia de evento

 

A Cerimônia de abertura foi composta por: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Geral do Parfor/UFPI), Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues (Coordenador Geral de Graduação – PREG), Prof. Me. Maycon Silva Santos (Coordenador de Seleção e Programas Especiais), Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do Curso de Pedagogia do Parfor/UFPI), Profa. Ma. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Coordenadora local do Parfor em Luzilandia), Prof. Mesaque Correia (Professor Formador do Parfor/UFPI), Michele Miranda Teixeira (Cursista de Luzilândia), Prof. Dr. João Benvindo e os interpretes Clevisvaldo Lima e Jhonatan Sousa.

 

 

A Mesa Redonda teve como tema; “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em debate: uma visão crítica sobre os fundamentos e sua implementação”. Contou com as debatedoras: Profa. Dra. Samara de Oliveira Silva (UESPI/NUPPEGE/UFPI), Profa. Ma. Ioshua Costa Guedes (PPGGEO/UFPI – SEMEC/THE), Profa. Ma. Maria do Desterro da Silva Barbosa (PPGGEO/UFPI – SEMEC/THE) e a Mediadora: Profa. Dra. Lucineide Maria dos Santos Soares (UESPI/SINDSERM).

 

Dia 01/04 (Sexta-feira): Segundo dia de evento

Contou com a explanação das Sessões de Comunicação Oral. Iniciando pela manhã e finalizada no turno da tarde.

 

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de História – Luzilândia. Coordenação: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana e Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

 

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Educação Física – Currais. Coordenação: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi e Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior.

 

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Pedagogia – Luzilândia. Coordenação: Praf. Dra. Maraisa Lopes e Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro.

 

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Educação Física – Uruçuí. Coordenação: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi e Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino.

 

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Geografia – Luzilândia. Coordenação: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana.

 

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Glória Ferro, enfatizou a satisfação com a realização da XII edição do SIMPARFOR, sobretudo, em relação às temáticas dos trabalhos apresentados e à desenvoltura dos cursistas.

Confira toda a programação gravada e disponibilizada no canal do Parfor/UFPI no YouTube.

Fim do conteúdo da página