Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI discute especificidades do Estágio Supervisionado e TCC no âmbito do programa
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Parfor/UFPI discute especificidades do Estágio Supervisionado e TCC no âmbito do programa

Imprimir
Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 10h16

 

Nesta terça (14), dando continuidade ao planejamento das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas no período letivo 2021.1, a Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFPI, realizou reunião com professores supervisores e orientadores, com o objetivo de discutir as especificidades do Estágio Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no âmbito do programa.

Compuseram o núcleo do Parfor/UFPI, a Coordenadora geral, Profa. Dra. Glória Ferro, Prof. Dr. João Benvindo de Moura (Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI), os Coordenadores de curso - Profa. Dra. Bartira Araújo (Geografia e História), Prof. Dr. Fabrício Rossi (Educação Física) e Profa. Dra. Maraisa Lopes (Pedagogia), os Coordenadores Locais - Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Luzilândia) e Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior (Currais), a assessora de comunicação Jeissiane Ibiapina, e os técnicos de apoio administrativo Roque Neto e Raimunda Aragão.

 

 

Em programas de formação de professores em serviço, a mera reflexão sobre o trabalho docente na sala de aula é suficiente para uma compreensão teórica dos elementos que condicionam a prática profissional com vista à melhoria e atualização do ensino?

Com esta indagação, a coordenadora geral do Parfor/UFPI deu início à roda de conversa com professores formadores para supervisão de estágio e orientação de TCC, selecionados através do Edital PREG Nº 46/2021, de 12 de novembro de 2021 para o período 2021.1, que ocorrerá de 04 de janeiro a 11 de abril de 2022, ainda remotamente em virtude da pandemia da Covid-19.

À luz dos dispositivos legais que regulamentam o Parfor, a professora Glória Ferro enfatizou a necessidade das atividades do estágio supervisionado serem, preferencialmente, realizadas na própria escola e com as turmas que estiverem sob a responsabilidade do professor cursista e orientadas por um projeto de melhoria e atualização do ensino. “É preciso compreendermos o sentido do estágio nos cursos de formação de professores que já exercem o magistério como proposta de formação contínua e desenvolvimento profissional”, disse Glória Ferro. A coordenadora ressaltou também a importância da produção do TCC priorizar igualmente o planejamento e a intervenção na prática e, por conseguinte, de se assegurar a interconexão entre esses dois componentes curriculares.

A reunião contou com a ampla participação dos coordenadores de curso e dos professores formadores que destacaram a importância desse momento específico para o planejamento seguro e o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas das duas disciplinas. Após esclarecimento de dúvidas e registro das sugestões apresentadas para a viabilização do acompanhamento do Estágio e orientação do TCC no contexto do ensino remoto, a professora Glória Ferro enfatizou que no âmbito dos programas de formação de professores em serviço as atividades de estágio devem privilegiar as experiências com narrativas de formação (memoriais, autobiografias, histórias de vida, portfólio/webfólio etc.) que fomentam o exercício de autoavaliação e a reflexão sobre a prática docente.

No tocante ao projeto de pesquisa e de intervenção pedagógica, a coordenadora geral ressaltou que o foco deve ser o ensino e sugeriu, ainda, o uso da ferramenta “Documentos do Google” para otimizar a orientação da sua produção pelo professor cursista, tendo em vista a possibilidade de leitura, comentário, bate-papo e edição em tempo real pelo professor formador.

Confira mais imagens da reunião aqui.

Fim do conteúdo da página