Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realiza XI Seminário Interdisciplinar – SIMPARFOR

Parfor/UFPI realiza XI Seminário Interdisciplinar – SIMPARFOR

Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 10h35

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou nos dias 24 e 25 de novembro o XI Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorreu remotamente, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ), em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A programação do evento contemplou relatos de experiências das ações interdisciplinares vivenciadas pelos cursistas de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia) no decorrer do período letivo 2020.2.

O XI SIMPARFOR tem como objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

Dia 24/11/2021 (Quarta-Feira): Primeiro dia de evento

A Cerimônia de abertura foi composta por: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Geral do Parfor/UFPI), Profa. MaLorena Lins Damasceno (Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica – CAPES), Prof. Maycon Silva Santos (representando a Pró-Reitora de Ensino de Graduação-PREG), Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do Curso de Pedagogia do Parfor/UFPI), Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior (Coordenador local – Currais), Profa. Maria do Socorro Santos Leal Paixão (Professora formadora do Parfor/UFPI) e a professora cursista Yasmmin Laiua Oliveira Melo (curso de História).

A Conferência de abertura teve como tema; “O ato político de educar em tempos de crise: reflexões freireanas”, ministrada pelo Prof. Dr. Ruda Guedes Moisés Salerno Ricci, Presidente do Instituto Cultiva, com mediação do Prof. Me. Francisco Williams Soares Gonçalves – UFPI/CCE/DEFE.

O professor Ruda Ricci iniciou sua fala fazendo uma abordagem mais conjuntural: “No retorno as aulas presenciais em que elas começam gradativamente na educação básica nós não estamos tendo um retorno simples e o tal do novo normal não é nem de longe normal”, disse o cientista político, citando dados comprobatórios dessa realidade. Ruda proferiu uma rica palestra fazendo uma excelente abordagem sobre o ato político de educar e exemplificando como enfrentar a crise sanatária e político-educacional à luz dos princípios freireanos.

No turno da tarde deu-se início as Sessões de Comunicação Oral com a temática - O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de História – Luzilândia, sob a coordenação da Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana e da Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

A professora Glória Ferro avaliou positivamente o seminário, ressaltando sua relevância e o crescimento dos professores cursistas: “a cada edição do SIMPARFOR, os alunos estão mais seguros e desenvoltos na apresentação dos trabalhos. Este é um evento já consolidado”.

Veja mais imagens do evento:

Dia 25/11/2021 (Quinta-Feira): Segundo dia de evento

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Geografia – Luzilândia. Coordenação: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana.

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Pedagogia – Luzilândia. Coordenação: Praf. Dra. Maraisa Lopes e Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro.

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Educação Física – Currais. Coordenação: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi e Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior.

Sessão de Comunicação Oral: O Parfor/UFPI em tempos de trabalho remoto: experiências do curso de Educação Física – Uruçuí. Coordenação: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi e Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino.

Confira toda a programação gravada e disponibilizada no canal do Parfor/UFPI no YouTube.