Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realizará curso de extensão: Turismo e Meio Ambiente em Luzilândia – PI

Instagram - Parfor

Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 13h59

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI através da Coordenação do curso de Geografia realizará, no dia 23 de outubro, o curso de extensão intitulado Turismo e Meio Ambiente em Luzilândia – PI.

O projeto será desenvolvido no formato de curso de extensão por meio de atividades práticas, de forma mais dinâmica através de oficinas complementando o ato de ensinar em 05 oficinas temáticas que serão realizadas pelos alunos do Curso de Geografia do Parfor/UFPI, e terá como objetivo demonstrar a importância do turismo para a preservação e conservação do meio ambiente no município de Luzilândia-PI.

De acordo com a coordenação do curso, o público alvo serão os alunos do curso de Geografia do município de Luzilândia-PI, assim como professores da rede municipal de ensino, como também a comunidade acadêmica em geral interessada na temática proposta.

As atividades estão sendo organizadas através de estudo bibliográficos, realização de entrevistas, pesquisa de campo e produção de textos. Os discentes do curso de Geografia estão sendo instruídos pelos professores orientadores de forma remota devido a Pandemia, sendo usado a Plataforma Google Meet para as reuniões e Google forms para a coleta e construção dos dados. Como resultado, serão realizadas oficinas pelos alunos que apresentarão a temática sobre turismo e meio ambiente em Luzilândia-PI, obedecendo o cronograma.

Segundo a professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia do Parfor/UFPI as atividades práticas e lúdicas influenciam o ganho de habilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras. “Dessa forma, a execução do projeto interdisciplinar visa abordar a importância do turismo para a preservação e conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural no município de Luzilândia-PI, por meio de atividades práticas, de forma mais dinâmica e lúdica, através de oficinas didáticas. Com a realização das oficinas, espera-se que o público alvo tenha consciência da importância do turismo na produção e organização do espaço do município de Luzilândia – PI, assim como possa ampliar os conhecimentos geográficos e reproduzir o conhecimento adquirido no ambiente escolar”, afirma.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do Parfor/UFPI, destaca a importância do projeto, tendo em vista que “a extensão universitária promove a articulação entre teoria e prática, aproxima a universidade da escola, possibilitando, assim, uma formação mais completa dos professores em exercício na educação básica, bem como o redimensionamento da função social da própria universidade”.

Programação e Informações

Acesse: Programação

Os interessados devem preencher o formulário online.

Data de realização: 23/10/2021 - 14:00 as 18:00

Local: Youtube do Parfor/UFPI