Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: Coordenação Geral
Início do conteúdo da página

Parfor Indica: Coordenação Geral

Imprimir
Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h36

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem-vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (23 a 27/08), contamos com a indicação de livros com temáticas de Pedagogia, indicados pela coordenadora geral do Parfor/UFPI, Glória Ferro.

Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao e-book. Boa leitura!

 

Livro: Psicologia da Educação: Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão

Organizadoras: Maria Vilani Cosme de Carvalho | Kelma Socorro Lopes de Matos.

Sinopse: O livro Psicologia da Educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão é mais uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED). A ideia de produzir um livro no qual pudéssemos discutir as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem tem sua gênese nas necessidades formativas e nas expectativas das professoras da área de Psicologia da Educação, membros do NEPPED.

Dentre as necessidades formativas do grupo está o aprofundamento teórico na produção científica da Psicologia da Educação, especialmente nas teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, visto que tais processos estão na base da ação educativa. Dentre as expectativas do grupo está a possibilidade de sistematizar as principais ideias das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e materializá-las na forma de textos para estudo na disciplina Psicologia da Educação para os cursos de licenciatura.

 

Livro: Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos Teórico-Metodológicos dos Processos de Construção do Conhecimento

 

Autoras: Maria da Glória Duarte Ferro e Maria do Socorro Santos Leal Paixão.

Sinopse: Obra de notável contribuição para professores atuantes ou que irão atuar na escolarização de crianças e jovens, uma vez que discute de forma didática e clara as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Redigido de forma objetiva, o livro não se restringe a fazer uma trajetória temporal dessas teorias, nem tão pouco se limita à uma análise evolutiva do desenvolvimento humano. As autoras trazem um diálogo intenso entre essas teorias e o que se vivencia no cotidiano escolar apontando para um complexo e multidimensional processo de interação do professor na sua prática.

 

Livro: Temas em Psicologia e Educação

Organizadora: Maria Vilani Cosme de Carvalho

Sinopse: A proposta do livro é iluminar a dimensão subjetiva da educação e apreender o rico potencial teórico da Psicologia, que colabora com a compreensão e explicação de como a prática educativa, sobretudo a escolar, é uma ação humana imprescindível no processo do tornar-se humano - um ser que pensa, sente e age.

 

Livro: Psicologia da Educação: Saberes e Vivências

Organizadoras: Maria Vilani Cosme de Carvalho e Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.

Sinopse: A obra é resultado de reflexões e inquietações de docentes da UFPI sobre discussões teóricas atuais que extrapolam o âmbito das ciências humanas, como a subjetividade, a prática pedagógica cotidiana, e também de pesquisas desenvolvidas pelas autoras sobre temas relevantes para aqueles que se dedicam à formação de professores e para pesquisadores.

 

Livro: Prática Educativa: Pesquisa Docência e Contexto Escolar

Organizadoras: Maria do Socorro Santos Leal Paixão e Maria da Glória Duarte Ferro.

Sinopse: O livro constitui-se de uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas pelas autoras nas suas respectivas áreas de atuação e trazem temáticas atuais vivenciadas no contexto escolar, mas que ainda são desafios para os profissionais que frequentemente com eles se deparam.

 

Livro: Docência e Pesquisa em Formação de Professores: Primeiras Aproximações ao Objeto de Estudo

Organizadores: Francisco Antonio Machado Araújo e Maria da Glória Duarte Ferro.

Sinopse: A obra é constituída de uma coletânea de textos que desenvolvem discussões e sintetizam as primeiras aproximações de pesquisadores do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o seu objeto de investigação.

 

Livro: Pós-graduação e Formação de Professores: Docência Universitária em Foco

Organizadores: Maria da Glória Duarte Ferro e Francisco Antonio Machado Araújo

Sinopse: A obra reúne textos produzidos durante a realização do “Seminário de Introdução ao Doutorado”, no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sistematiza os conhecimentos produzidos sobre o debate Pós-graduação e formação docente tendo como eixo articulador o desenvolvimento de argumentos que possibilitem ao leitor compreender que fazer Pós-graduação stricto sensu no Brasil hoje é, sim, necessidade formativa do professor do Ensino Superior.

 

Livro: Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais

OrganizaçãoSecretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF.

Sinopse: O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país.

Fim do conteúdo da página