Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressa do Parfor/UFPI é aprovada em Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Egressa do Parfor/UFPI é aprovada em Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Imprimir
Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 08h43

 

A egressa Marinete Rosa de Sousa Silva, formada em Letras Libras pelo Programa Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI, no Campus de Picos, foi aprovada para o Mestrado em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, e será orientada pelo Professor Juscelino Nascimento, atual diretor temporário do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. 

O trabalho de Marinete está inserido na linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Formação Docente e é intitulado “História, Memória e Aquisição da Linguagem: A Trajetória do Primeiro Surdo Piauiense ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)”.

 “Decidi abordar esse tema porque é importante valorizar as vivências pessoais dos indivíduos surdos, conhecer a história de vida daqueles que a partir da assimilação da cultura surda transporem as barreiras da comunicação. Histórias como essas podem encorajar outros surdos a conquistarem seu espaço nos mais diversos meios sociais. É preciso difundir e dignificar a cultura surda por meio do protagonismo dessas pessoas”, explica a professora.

“Ter mais uma egressa do Curso de Letras Libras aprovada em um programa de Mestrado aponta para a qualidade da formação oferecida aos alunos do Parfor/UFPI, assim como significa o cumprimento de nosso papel social quanto ao engajamento de nossos alunos em práticas de ensino e pesquisa que podem colaborar para a melhora do cenário educacional regional”, afirmou a professora Maraisa Lopes, coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor/UFPI.

Para Marinete, a contribuição do programa em sua vida acadêmica foi de extrema importância: “O Parfor descortinou meus horizontes através das novas reflexões propostas pelo curso, ampliando meu saber docente e me apresentando ferramentas para fazer mais e melhor pela educação básica. E afirma que pretende dar continuidade nesse caminho. Agora, fazendo parte desse mundo das pesquisas, pretendo absorver o máximo possível de conhecimento acadêmico-científico, bem como produzi-los, para então contribuir de forma significativa na educação dos surdos”, conclui a egressa.

“Mais uma egressa do Parfor/UFPI consegue acesso à Pós-graduação. Estamos felizes com mais essa conquista, que legitima os investimentos que fazemos na formação dos professores da educação básica pública, de modo a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas onde atuam”, ressalta a professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor/UFPI.

Fim do conteúdo da página