Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenação do Parfor/UFPI discute especificidades do Estágio Supervisionado no âmbito do programa

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 21 de Julho de 2021, 20h23

Nesta terça (20), a Coordenação Geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFPI, realizou reunião com professores formadores vinculados ao Parfor no período letivo 2020.2, com o objetivo discutir as especificidades do Estágio Supervisionado no âmbito do programa.

Compuseram o núcleo do Parfor/UFPI, a Coordenadora geral, Profa. Dra. Glória Ferro, os Coordenadores de curso, Profa. Dra. Bartira Araújo (Coordenadora dos cursos de História e Geografia), Prof. Dr. Fabrício Rossi (Coordenador do curso de Educação Física) e Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de pedagogia), Prof. Dr. João Benvindo de Moura (Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI). Profa. Ma. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Coordenadora local do Parfor em Luzilândia), Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino (Coordenadora local do Parfor em Uruçuí-PI), a assessora de comunicação Jeissiane Ibiapina, a técnica de apoio administrativo Raimunda Aragão.

A reunião contou com a participação e colaboração da Profa. Ma. Maria Rosália Ribeiro Brandim da Coordenadora de Estágio Obrigatório (CEO) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG e do Prof. Dr. Jerino Queiroz Ferreira, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino DMTE/CCE.

O estágio supervisionado permite ao professor cursista refletir sobre a sua atuação no ambiente de trabalho, ao relacionar a teoria e a prática, tão importantes na qualidade de ensino, baseado nessa importância discutiu-se durante a reunião as inúmeras adaptações necessárias no âmbito remoto tanto para o professor formador quanto para o cursista.

A professora Glória Ferro enfatizou a necessidade das atividades de estágio supervisionado serem, preferencialmente, realizadas na própria escola e com as turmas que estiverem sob responsabilidade do professor cursista, orientadas por um projeto de melhoria e atualização do ensino, em consonância com a legislação específica do Parfor.

Os professores deverão enviar os planos de trabalhos específicos até 28/07/2021, conforme Apêndice A, da Resolução CEPEX/UFPI Nº 102 de 16 de julho de 2021 - que Institui o Período Letivo 2020.2, em formato remoto emergencial, para a oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, para estudantes dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR-, os quais deverão ser aprovados, no âmbito institucional, pelo Colegiado do PARFOR, pela Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento Curricular e pela Câmara de Ensino, sendo estes, posteriormente, apensados ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Confira fotos da reunião aqui.