Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aprovado no Mestrado em Letras da Universidade Federal do Tocantins é egresso do Parfor/UFPI

Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 09h27

O professor Messias Lima Soares, egresso do curso de Letras-Libras do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFPI) foi aprovado para o Programa de Pós-Graduação em Letras com área de concentração em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Campus de Porto Nacional. Sua pesquisa tem como tema: “As marcações não manuais como elementos essenciais nas enunciações performáticas em Libras à luz da Teoria dos Atos de Fala”.

Messias explica: “O desejo de estudar esta temática teve início ainda no curso de Letras-Libras que fiz no Parfor/UFPI quando na disciplina de Pragmática desenvolvi um projeto didático voltado ao ensino das expressões corporais e faciais como elementos essenciais nas enunciações sinalizadas. O interesse de continuar os estudos foi tanto que eu desenvolvi essa mesma temática no meu Trabalho de conclusão de Curso. Hoje dou continuidade aos estudos em nível de mestrado e meu desejo é demonstrar, com base na teoria dos atos de fala, que as Marcações Não Manuais são elementos essenciais nas enunciações performáticas em Libras”.

Para o egresso, o programa foi essencial para essa conquista. “O Parfor realizou o meu desejo pela Licenciatura em Letras-Libras de uma forma mais flexível, uma vez que eu já era professor intérprete de Libras na rede estadual de educação no Maranhão e durante o período letivo trabalhava nos três turnos. Não teria conseguido fazer o curso de Letras se não fosse o Parfor. Deste modo, o programa contribuiu com a minha formação na área da Linguística, à qual me dedico e pretendo continuar me dedicando”.

Seguir a trajetória acadêmica são os planos de Messias Soares: “Quero continuar com os estudos Linguísticos voltados para a Pragmática da Língua Brasileira de Sinais no doutorado e continuar contribuindo para provar que ela é uma língua, assim como as demais e que tem todo o status linguístico”, conclui.

"Mais um egresso aprovado em programa de pós-graduação! Isso é motivo de grande satisfação para nós que integramos a equipe da coordenação institucional do Parfor na UFPI. A aprovação do Messias Soares ratifica o alcance da formação ofertada pelo programa, seu maior legado, e justifica a necessidade de sua efetivação e continuidade", ressaltou a professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor/UFPI.