Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressa do Parfor/UFPI defende dissertação de Mestrado em Letras

Egressa do Parfor/UFPI defende dissertação de Mestrado em Letras

Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 09h21

A professora Geisymeire Pereira do Nascimento, egressa do curso de Letras Libras do Parfor/UFPI, em Teresina, defendeu recentemente sua dissertação de mestrado em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa da professora teve como título “Notícias pós-pronunciamento de Michelle Bolsonaro: da produção de sentidos sobre deficiência, inclusão, libras e surdez”.

Dando mais um passo em sua trajetória acadêmica a professora foi orientada pela Profa. Maraisa Lopes e sua banca contou com a presença dos professores João Benvindo (UFPI) e Greciely Costa (Unicamp).

Geisymeire Pereira conta o que a fez permanecer no campo da pesquisa: “O desejo de sempre aprender, desejo de me aperfeiçoar como professora de Libras de Ensino Superior, por querer militar com embasamento científico no reconhecimento da Libras como língua verbal e natural e também na educação e inclusão de surdos”.  Afirmou também que seus planos futuros incluem: “Fazer o doutorado e continuar realizando pesquisas envolvendo a Libras, surdez, deficiência e inclusão e com os conhecimentos adquiridos, contribuir para a formação de pessoas mais conscientes e compromissadas com as políticas públicas de inclusão”, reitera a professora.

A Profa. Dra. Maraisa Lopes fez parte da trajetória de Geisymeire tanto coordenando o curso de Letras Libras do Parfor, como também orientando sua dissertação: “Orientar a Geisy foi uma experiência muito gratificante. Ter a oportunidade de contribuir para consolidar os conhecimentos sobre língua e linguagem que ela começou a adquirir no Parfor, me fez perceber o quanto há de potencial a ser explorado em nossos alunos”, declara a orientadora.

Para a professora, cursar Letras-Libras pelo Parfor/UFPI foi de fundamental importância. “Pois foi lá que adquiri os meus primeiros conhecimentos acadêmicos de linguística, e, foram esses conhecimentos (ministrados por professores excelentes) que me ajudaram a passar no mestrado da UFPI, como também foram os conhecimentos sobre a linguística da Libras adquiridos no Parfor que me ajudaram a aprimorar minhas práticas como professora de Libras da UFPI, conhecimentos estes que também ajudaram na pesquisa de minha dissertação de mestrado”, conclui.

A coordenadora geral do Parfor na UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro, ressalta as inúmeras ações desenvolvidas ao longo de 11 anos, que permitiram resultados expressivos na formação do público-alvo do programa, culminando com um significativo número de egressos aprovados em cursos de mestrado, a exemplo da professora Geisymeire, assim como de doutorado, tanto na UFPI como em outras instituições fora do estado. “Além disso, é muito importante pensar na possibilidade de mudança que um professor formado à luz dos preceitos do Parfor pode provocar na sua prática docente, como bem destaca Geisymeire, e, por extensão, na sua escola de atuação, na sua localidade, no seu município, no seu estado”, enfatiza Glória Ferro.