Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: IV Semana de História
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Parfor Indica: IV Semana de História

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 09h19

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (12 a 16/07), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de História, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS DE MUSEUS: RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TEMAS CONTROVERSOS

Autores: Martha Marandino, Adriana Pugliese Luciana M. Monaco, Barbara Milan e Graziele Scalfi.

Sinopse: O projeto busca entender, por um lado, como as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e os temas controversos vêm sendo abordadas pelos museus e o que o público compreende, e, por outro lado, quais as opiniões do público sobre os museus que abordam esses tópicos. Por fim, é finalidade da pesquisa o desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores e educadores de museus, que trabalhem as relações CTSA e os temas controversos em museus. Neste contexto, o projeto se propôs a gerar material que pudesse apoiar o desenvolvimento de práticas educativas nos museus e em escolas, na perspectiva das relações CTSA e dos temas controversos, sendo esse livro a concretização desse objetivo.

MENÇÕES AO PAU-BRASIL DO VELHO E DO NOVO MUNDOS EM FONTES PORTUGUESAS DOS SÉCULOS XV, XVI E XVII

Organizadores: Nelson Papavero e Mário Eduardo Viaro

Sinopse: O nome “brasil”, em fontes de língua portuguesa, aplicado às espécies de Caesalpinia (Fabaceae) do Velho e do Novo Mundos ou à substância corante por elas produzida é polissêmico. Pode referir-se a quatro coisas diferentes (cujos termini a quo são os serguintes): (a) Caesalpinia bonduc – 1462, Afonso V de Portugal; (b) Cesalpinia sappan – 1499, Alvaro Velho e D. Manuel I de Portugal; (c) Caesalpinia echinata – 1502, Planisfério de Cantino; (d) a substância corante propriamente dita – 1618, Ambrósio Fernandes Brandão. São incluídos também os termini a quo e referências adicionais dos sinônimos e variantes desses itens. O período coberto estende-se do século XV ao XVII.

DIREITOS INDÍGENAS NO MUSEU: NOVOS PROCEDIMENTOS PARA UMA NOVA POLÍTICA: A GESTÃO DE ACERVOS EM DISCUSSÃO

Organizadora: Marília Xavier Cury

Sinopse: Este livro trata de questões das políticas públicas, aborda as práticas em museus e estudos voltados à instituição museal como realidade empírica; pesquisas de coleções e/ou que envolvem a cultura material ou a imaterialidade, incluindo métodos colaborativos e crítica ao discurso sobre os indígenas; finalizando com atenção aos museus indígenas pela visão de não indígenas. 

A EDUCAÇÃO EM MUSEUS E OS MATERIAIS EDUCATIVOS

Autores: Martha Marandino, Luciana Monaco, Marcia F. Lourenço, Juliana Rodrigues e Fernanda Pardini Ricci.

Sinopse: Para além das atividades de atendimento ao público nas exposições, de cursos e workshops, os museus – mais especificamente, os educadores dos museus – produzem materiais educativos. Esse livro é mais um passo na direção de dar visibilidade a mais uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais! É uma forma de valorizar o trabalho de educadores e educadoras que atuam no cotidiano das ações educativas, elaborando estratégias, propostas e materiais com a intenção de promover uma experiência prazerosa, mas também de aprendizado, para os variados públicos. 

EDUCACÃO EM MUSEUS: PESQUISAS E PRÁTICA

Autor: Paulette Marion McManus.

Organizadores: Martha Marandino e Luciana Magalhães Monaco.

Sinopse: A obra parte do desenrolar da disciplina “Educação em Museus: pesquisas e prática” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, cujo principal objetivo foi discutir a produção da pesquisa em educação e comunicação em museus, especialmente dos voltados às ciências. A relação entre educação formal, não formal e informal e a história e evolução da educação nos museus foram tratados em uma perspectiva abrangente, englobando as diferentes tipologias de museus, com ênfase nos museus de ciências naturais. Essa publicação coincide com o aniversário de dez anos do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência - GEENF, da Faculdade de Educação da USP.

Fim do conteúdo da página