Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: IV Semana de Geografia
Início do conteúdo da página

Parfor Indica: IV Semana de Geografia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 08h52

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (05 a 09/07), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Geografia, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

BRASIL, PRESENTE!

Organizadores: Ana Fani Alessandri Carlos e Rita de Cássia Ariza da Cruz.

Sinopse: O livro foi escrito por geógrafos que evidenciam a centralidade que tem o conceito de espaço enquanto chave interpretativa imprescindível para se compreender as dinâmicas sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais do passado e do presente, embora seja importante informar ao leitor que não há pretensão de abordar-se todas as possibilidades de compreensão da realidade brasileira. Em um país em que mais de 80% da população vive em áreas consideradas urbanas e profundamente diferenciadas, decifrar os conteúdos da urbanização brasileira em sua relação com a desigualdade social e territorial, manifesta em diferentes escalas, é condição sine qua non.

GEOPOLÍTICA: PODER E TERRITÓRIO

Organizadores: Ivanio Folmer, Ane Carine Meurer, Gilvan C. C. de Araújo e Júlio César Suzuki.Sinopse: A geopolítica se refere às implicações que as relações sociais e de poder estabelecem com diferentes dimensões da categoria espaço, de forma multitemática e interdisciplinar. A geopolítica se tornou um tema de discussão que está em destaque, uma vez que busca analisar a relação entre poder e território, não sendo, portanto, uma nova área de estudos no âmbito das ciências sociais. Os trabalhos apresentados nesta obra propõem uma reflexão desde olhares sobre a globalização e os impactos sobre vidas humanas, que vão do direito à sociobiodiversidade e soberania como as identidades territoriais, com a ampliação das fronteiras e os ruídos conduzidos pelas relações nacionais e internacionais em diferentes escalas do espaço geográfico. Nesses textos, ficam em destaque os atores, os fluxos e fixos da geografia econômica, a cultura, os agentes transformadores e os territórios que estão em disputa.

TERRA E TRABALHO: USOS E ABUSOS DO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO

Organizadores: Rosa Ester Rossini, Maria Rita Ivo de Melo Machado e Mateus de Almeida Prado Sampaio.Sinopse: O volume I do livro Terra e Trabalho, cujo subtítulo é “Usos e Abusos do Espaço Agrário Brasileiro”, é composto por uma coletânea de autores que abordam diferentes temas atinentes à Geografia, apresentando visões e abordagens diversificadas sobre o espaço agrário brasileiro, trazidas por pesquisadores especialmente convidados para aportarem suas contribuições. Os capítulos ora trazem como área de análise a totalidade do território nacional, ora recortes regionais ou estaduais. Ainda que a territorialização dos fenômenos e aspectos abordados nesse livro revele um campo caracterizado por conflitos e contradições intensas, percebe-se, por sua leitura, que novas possibilidades, socialmente mais justas e ambientalmente mais equilibradas, estão sendo gestadas no país. Esse volume é um convite à leitura e apreciação do conteúdo trazido pelos autores, que certamente contribuirá para uma compreensão mais aprofundada e detalhada sobre diversas das questões atinentes ao espaço agrário brasileiro.

COVID-19: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Organizador: Wagner Costa Ribeiro

Sinopse: Este livro procura trazer contribuições ao debate sobre os efeitos da COVID-19. Ele nasceu inspirado no seminário virtual “Pandemias: passado, presente e o futuro?”, organizado em abril e maio de 2020 como atividade de quarentena envolvendo as disciplinas Geografia Política e Geografia Regional do Brasil– Amazônia, ambas ministradas por Wagner Ribeiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O seminário virtual “Geopolítica e COVID-19”, realizado em junho e julho de 2020, também atuou como inspiração para esta obra, que contou com textos dos participantes dos dois encontros virtuais. “Geopolítica e COVID-19” é uma iniciativa do grupo de pesquisa Geografia Política e Meio Ambiente do Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da FFLCH da USP. Espera-se que essas contribuições indiquem novos caminhos para a necessária revisão do modelo socioeconômico e político predominante, que causou impactos desiguais da pandemia em diversos países, resultado das graves diferenças sociais do mundo.

ANÁLISE INTEGRADA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDOS COMPARATIVOS COM DISTINTOS USOS E OCUPAÇÃO DO SOLO

Organizadores: Rubia Gomes Morato, Fernando Shinji Kawakubo, Emerson Galvani e Jurandyr Luciano Sanches Ross.

Sinopse: Este livro conta com trinta e três capítulos escritos por cinquenta e dois autores sobre bacias hidrográficas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, tanto em áreas preservadas, de unidades de conservação, quanto em áreas alteradas antropicamente, como resultado dos usos da terra, dos modos de exploração econômica, contemplando áreas agrícolas e áreas urbanas, inclusive quando densamente habitadas. As características naturais também são diversas, especialmente considerando-se a geomorfologia, os biomas, a climatologia e a qualidade das águas.

Fim do conteúdo da página