Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Curso ABC: aprender a escrever palavras
Início do conteúdo da página

Curso ABC: aprender a escrever palavras

Imprimir
Última atualização em Quarta, 19 de Mai de 2021, 09h16

O último capítulo da Parte B do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) traz o tema ‘Aprender a escrever palavras’. O assunto foi detalhado por Rebecca Treiman, psicóloga especialista em desenvolvimento infantil e professora da Universidade de Washington (EUA). O capítulo fecha a segunda parte do Curso ABC, ‘Literacia Emergente’, que contém mais dois módulos: ‘Aprendizagem da Leitura e da Escrita’ e ‘Dificuldades e Perturbações na Aprendizagem da Leitura e da Escrita’.

Rebecca explica que para dominar a escrita, assim como qualquer habilidade complexa, seja tocar piano ou andar de bicicleta, é preciso integrar uma série de práticas básicas. É um processo “aprendido e aperfeiçoado gradualmente, ao longo dos anos”. Assim, se a pessoa escreve correta e fluentemente palavras individuais, pode se concentrar em aspectos superiores da escrita, mas “se você tem dificuldade com a ortografia, terá a escrita comprometida”.

A autora lembra que as crianças das sociedades modernas estão cercadas por letras impressas – de rótulos a textos em camisetas. Isso faz com que comecem a aprender e identificar aspectos sobre a escrita antes mesmo de receberem educação formal. Aos professores, ela diz que há mais nos primeiros rabiscos infantis do que se possa imaginar e os aconselha a observá-los de perto, para esclarecer os primeiros passos que estão dando ao aprender a escrever.

Curso ABC
Com mais de 3,5 milhões de acessos no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), a formação destinada a professores-alfabetizadores e alunos de licenciatura está com 178.350 inscritos. Parte do Programa Tempo de Aprender, o Curso ABC é resultado da cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página