Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) realiza a décima edição de forma remota

Instagram - Parfor

Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 14h06

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou nos dias 22 e 23 de abril o X Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorreu remotamente, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ), em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todos os vídeos ficam salvos no canal.

O X SIMPARFOR contemplou reflexões sobre os processos formativos vivenciados nos cursos de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia) e a socialização de relatos de experiências pelos professores cursistas sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da educação básica no decorrer do período letivo 2020.1, a partir da temática “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”.

A programação do evento contemplou palestra, mesa-redonda, sessões de comunicação oral, lançamento de livros, premiação de trabalhos e reuniu alunos, professores formadores, coordenadores de curso e locais do Parfor/UFPI e a comunidade acadêmica em geral. Na oportunidade, teve destaque a trajetória dos 10 anos do Parfor na UFPI, seus desafios e perspectivas enquanto política pública de formação docente.

Dia 22/04/2021 (Quinta-Feira): O primeiro dia de evento

Cerimônia de abertura composta por: O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí Gildásio Guedes Fernandes, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Geral do Parfor/UFPI), Profa. Ma. Lorena Lins Damasceno (Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica – CAPES) e Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha (Coordenadora Geral de Graduação–PREG), representando a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes.

Palestrante: Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI/CCHL/CCLL) Mediadora: Profa. Dra. Sílvia Maria Leite de Almeida (Coordenadora Geral-Parfor / UFBA).

Debatedoras: Profa. Dra. Mônica Moreira de Oliveira Torres (Coordenadora Geral-Parfor/UNEB); Profa. Dra. Nadja Maria Lima Maciel (Coordenadora Geral-Parfor/UEFS); Profa. Dra. Alda Margarete Silva Farias Santiago (Coordenadora Adjunta-Parfor/UFMA). Mediadora: Profa. Dra. Eliane Maria Pinto Pedrosa (Coordenadora Geral-Parfor/IFMA).

Dia 23/04/2021 (Sexta-Feira): O segundo dia de evento

O encerramento do evento foi repleto de gratidão. Contou com a avaliação e premiação de trabalhos, lançamento de livros e uma emocionante homenagem aos 10 anos de Parfor/UFPI realizada pela Coordenadora Geral do Parfor/UFPI, que agradeceu todos e todas que contribuíram e contribuem para o êxito do Programa na UFPI.

Premiações

Lançamentos

Obs: Todos os vídeos do evento ficam salvos no canal do Parfor/UFPI no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ/featured