Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realiza evento on-line: Curso de extensão - Atividades curriculares de extensão IV

Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 09h32

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí - Parfor/UFPI realizou no último sábado (20) o curso de extensão intitulado: Atividades Curriculares de Extensão IV: Problemas ambientais no espaço urbano/rural na cidade de Luzilândia – PI.

O evento teve abertura às 14h com a fala da Coordenadora Geral do Parfor: Profa. Dra. Maria da Gloria Duarte Ferro e da Coordenadora do Curso de Geografia: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana. Também estiveram presentes na mesa de abertura o Coordenador do curso de Extensão, o Prof. Me. Cícero Rodrigues de Sousa e a Coordenadora do local do Parfor, Isabela Cristina Caldas Castros Barros, com o auxílio dos interpretes Ádila Araújo e Clévis Lima.

Foram realizadas as oficinas:

“Planejamento de Trabalho de Campo em Biogeografia”, organizada pelos cursistas: Samuel Sousa, Irislene Ribeiro Lopes e Suzilânia Sousa Marques, com orientação do Prof. Dr. Daniel Costa Fortier.

“População e dinâmicas socioambientais: leituras sobre dados demográficos e o espaço urbano em Luzilândia (PI)”, organizada pelos cursistas:  Vanessa Ramos Cruz e Veriane Martins de Lima, com orientação da Profa. Dra. Silvana de Sousa Silva.

“Oficina de maquetes: instrumentos de ensino aprendizagem em origem e formação dos solos”, organizada pelos cursistas: Alex Cunha da Rocha, Ana Paula Dias da Costa e Luzia Layane Silva Lima, com orientação da Profa. Dra. Anna Kelly Moreira da Silva.

“Mediação tecnológica para o ensino de Geografia”, organizada pelos cursistas: Jaciara Pereira da Silva, Tiara Lorena Pereira da Silva e Antonia Daniela Ramos Ferreira, com orientação do Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo.

“Ensino sobre Cidades: possibilidades no Ensino Remoto”, organizada pelos cursistas: Bernardo Dalvan Pompeu de Sales, Hevágrio da Conceicão Sales e Pedro Vanaldo de Sena Sales, com a orientação do Prof. Dr. Rodrigo da Silva Rodrigues.

“Problemas ambientais no trecho urbano do rio Parnaíba na cidade de Luzilândia – PI”, organizada pelos cursistas: Michele Miranda Teixeira e Patrícia da Silva Sousa, com orientação do Prof. Me. Cicero Rodrigues de Sousa.

A professora Bartira Viana explicou que o objetivo geral do curso de extensão Coordenado pelo Prof. Me. Cícero Rodrigues de Sousa foi desenvolver atividades em forma de oficinas temáticas remotas, com professore (as) da rede de ensino nos níveis fundamental e médio, no sentido de favorecer as condições para o desenvolvimento da consciência ambiental através da construção de instrumentos para a abordagem dos temas de produção/transformação do espaço geográfico. Assim, a atividade realizada visou uma articulação entre estudantes de graduação de Licenciatura em Geografia do PARFOR/UFPI e os professores da rede de ensino do município de Luzilândia – PI, com o objetivo de realizar um processo de formação continuada na modalidade extensão. Conclui afirmando que o curso foi planejado para atender as propostas do Projeto Formativo Interdisciplinar desenvolvido no curso de Geografia no período 2020.1, e que os resultados das oficinas serão apresentados através de relatos de experiência no X Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que será realizado na modalidade remota nos dias 15 e 16/04/2021.