Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: III Semana - Coordenação Local – Orleans Oliveira
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Parfor Indica: III Semana - Coordenação Local – Orleans Oliveira

Imprimir
Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 09h21

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (09 a 12/03), contamos com a indicação de cinco livros indicados pelo coordenador local de Currais, Orleans Oliveira.

Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

ENSINO HIBRIDO: personalização e tecnologia da educação

Autores: Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani

Sinopse: é um livro feito por professores para professores. Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

 

METODOLOGIAS ATIVAS

Autores: Lilian Bacich, José Moran

Sinopse: Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

 

PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE

Autores: Franco, Maria Amelia do Rosario Santoro

Sinopse: O presente livro tem por finalidade investigar as possíveis contribuições da Pedagogia à prática docente. Resgata alguns dos sentidos construídos desde os primórdios do processo histórico das reflexões e das práticas pedagógicas - sentidos que parecem, ainda hoje, relevantes para a Pedagogia - e estabelece diálogo com alguns importantes pedagogos contemporâneos (nacionais e estrangeiros) a fim de elucidar - mediante síntese interpretativa própria da autora - como pode o conhecimento pedagógico dialogar com professores e auxiliá-los em suas reflexões.

 

PRÁTICA DOCENTE

Autores: Maria Alice Proença

Sinopse: Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento.
A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.

 

Fim do conteúdo da página