Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressa do Parfor/UFPI participa de Projeto de Extensão

Egressa do Parfor/UFPI participa de Projeto de Extensão

Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 10h30

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou o Curso de Extensão intitulado Educação Inclusiva e Educação Geográfica Inclusiva em tempos de pandemia: aprendizagens e desafios. Na ocasião o curso contou com a participação da Professora Doutoranda Elayne Cristina Rocha Dias, egressa da primeira turma do curso de Licenciatura em Geografia do Parfor.

“Participei de duas palestras (lives): a primeira Oficina de Libras: construindo conhecimentos na Geografia, relatou aspectos sobre a área da surdez, metodologias para desenvolver em sala de aula sobre o ensino de Geografia e enfatizamos os sinais em Libras dos conteúdos geográficos. Assim, buscou-se alinhar a teoria e a prática.

A segunda live, intitulada "Elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual e do Plano Pedagógico Especializado: como fazer isso? Demonstramos os modelos de planos e de como fazer o mesmo para os cursistas e juntamente a esse processo explanamos a prática dessas atividades em duas realidades diferentes uma em Belo Horizonte, Minas Gerais e outra em Teresina-Piauí”, explicou a professora.

Com o objetivo de discutir a questão da Inclusão Social e Inclusão Escolar, de forma a propiciar uma reflexão sobre o papel do professor de geografia e de outras áreas do conhecimento com relação ao público da Educação Especial, a egressa afirma: “Foi de suma importância poder contribuir com os meus conhecimentos principalmente profissionais, enquanto professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nesse grande evento e nesse projeto de extensão tão bem organizado pelas professoras Andrea e Bartira e toda equipe”.

“É reconfortante ver egressos/as do Parfor/UFPI ingressarem na pós-graduação porque, além de ser um importante indicativo da seriedade do nosso trabalho, reforça a nossa crença na possibilidade de mudança que um professor formado à luz dos preceitos da política nacional, por intermédio do Parfor, pode provocar no seu município, estado, país”, enfatiza Glória Ferro, Coordenadora Geral do Parfor na UFPI.