Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egresso do Parfor é aprovado para mestrado em Letras na UFPI
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Egresso do Parfor é aprovado para mestrado em Letras na UFPI

Imprimir
Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 10h26

 

O professor Edigar Gonçalves de Farias Júnior, egresso do curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI foi aprovado em 6º lugar na última seleção para o Mestrado em Letras da UFPI. O projeto dele tem como tema: “CULTURA SURDA:  As Práticas Metodológicas dos Docentes de Língua Portuguesa para o Ensino de surdos. ”

Para Edigar o programa abriu caminhos para sua segunda licenciatura, mas foi no decorrer da caminhada que revelou o que seria sua verdadeira vocação: “O Parfor trouxe excelência no conhecimento transmitido através de uma equipe altamente capacitada, mestres que hoje tenho orgulho de chamar de amigos, e isso fez do curso de Letras-Libras uma experiência vocacional, tenho a Libras como ministério, e através dela quero contribuir na formação de sujeitos surdos empoderados da sua L1 (primeira língua), que se se vejam tão capazes como qualquer ouvinte e possam sair do isolamento linguístico. A formação pelo Parfor me permitiu mergulhar ainda mais fundo na cultura surda desejando fazer parte dessa comunidade que embora minoritária é linda e cheia de potencialidades, trouxe filosofias e experiências que me ajudam como docente dentre elas ressalto as aulas ministradas pelos surdos Poliana e Luiz Cláudio interpretadas por Nádia Fernanda, Rhuan e Valquíria que abriram caminhos para a fluência que ainda busco”, afirma.

A coordenadora do curso de Letras-Libras Maraisa Lopes, enfatiza sua alegria e satisfação: “Saber da aprovação de mais um dos nossos alunos do Curso de Letras Libras no Mestrado em Letras da UFPI só nos faz ter certeza de que o trabalho de formação do Parfor é feito com muita seriedade, oferecendo a possibilidade de que nossos cursistas continuem seus estudos na pós-graduação”.

O professor enfatiza que o curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI foi de grande importância para a consolidação da sua formação. “Me espelho no resultado do trabalho das Professoras Sheila, Adriana, Nádia Fernanda e Dolores minhas orientadoras no Seminário Interdisciplinar do Parfor (SIMPARFOR), ali sem perceber eu ganhava experiências para estar diante de uma banca e sinalizar sem medo. Sei que ainda estou em construção, mais levanto um altar de gratidão a Deus por me presentear com o Parfor”.

“Não posso esquecer os meus amigos de curso, pois ainda hoje contribuem com o meu enriquecimento intelectual e profissional. E se o Parfor Picos colhe frutos hoje é porque teve uma Glória Ferro assessorada por Maraisa Lopes e pelo Professor Antônio José que se doam e primam pela qualidade dos cursos ofertados”, explica o egresso reforçando sua gratidão.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do Parfor na UFPI, enfatiza sua satisfação com a aprovação de mais um egresso na pós-graduação: “Estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com muita seriedade. Os resultados alcançados confirmam que o Parfor é uma ação com potencial de redução das assimetrias regionais e de melhoria da qualidade da Educação Básica pública, legitimando o grande alcance social do Programa”.

Fim do conteúdo da página