Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egresso do curso de Artes Visuais é aprovado em mestrado profissional em Artes na UFMA

Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 10h16

O professor José de Lourdes Soares Guida, egresso do curso de Artes Visuais do Parfor/UFPI, em Floriano, foi aprovado na seleção para mestrado profissional em Artes no Prof-Arte da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa abordou a arte de bordar das bordadeiras de São João dos Patos - Maranhão.

Para José Soares ter participado como aluno do programa foi enriquecedor.  “Não só para meu ego pessoal com mais uma formação, mas também as práticas ensinadas em cada aula do curso para serem colocadas em prática dentro das nossas salas de aula como arte-educador.

Foi graças a cada aula bem aplicada nesse curso que hoje posso dizer que mudei a cara do ensino das artes não só na escola que trabalho e desenvolvo um projeto que se chama Expo Arte, que funciona como um incentivo para que os alunos possam se auto conhecer com seus diferentes dons artísticos e assim provocar um novo olhar sobre metodologia do ensino da arte na educação, não apenas dentro da nossa instituição escola, mas além de seus muros”, afirma o professor.

A necessidade de trabalhar esse tema para o egresso se deu pela vontade de realçar a importância desse trabalho artesanal que estava aos poucos se acabando. “Quando entrei no curso sempre quis essa temática como fonte de pesquisa, a arte de bordar das bordadeiras de São João dos Patos – MA, além de ser uma arte desenvolvida a décadas era um tema que provocava em mim uma inquietação por essa bela arte está se acabando. ”

Com a força de vontade de aprofundar seus conhecimentos na pesquisa científica e orientar alunos, o professor José Soares se dedicou a uma oportunidade que para ele seria a chance de avançar profissionalmente e teve como inspiração seu professor orientador. “Como orientador tive a honra de poder trabalhar com Professor Dr. Francisco Erlon Barros, alguém especial que apostou nessa fonte de pesquisa e juntos concluímos um trabalho magnífico com título: Artesanato tradicional de crochês e bordados: importância histórica, cultural e econômica dessa atividade em São João dos Patos – MA, esse projeto foi escolhido também no último SIMPARFOR em que participei como um projeto a ser publicado na  Revista Form@re, hoje mais uma vez essa pesquisa  foi um ponto positivo para minha aprovação no mestrado no Prof-Artes com título: Arte em favor do rompimento de preconceito de gênero: produção artesanal de crochê, bordado e ponto cruz na escola.”

O professor considera que sua vivencia no curso de Artes Visuais do Parfor/UFPI abriu um caminho para grandes momentos. “Como professor já fomos semifinalistas com o projeto em concurso nacional no V Expo Arte: Educando Através da Arte, XX prêmio Arte na escola Cidadã em 2019, do Instituto Arte na Escola. Assim hoje posso dizer que valeu a pena as férias canceladas, dias longe da família, trabalhos se entrelaçando com atividade dos nossos alunos, e sempre lembrando que o mais importante é não desistir” conclui.

A Coordenadora Geral do Parfor/UFPI, Glória Ferro, enfatiza sua alegria com mais esta conquista e ressalta: “A aprovação de mais um egresso corrobora a seriedade do trabalho da equipe que faz o Parfor na UFPI e evidencia que as ações do Programa potencializam a correção do quadro deficitário histórico da formação de professores existente no nosso país e a promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica pública, indicando seu alcance social”.