Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: II Semana - Coordenação Local – Isabela Cristina Barros
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Parfor Indica: II Semana - Coordenação Local – Isabela Cristina Barros

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 09h09

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (22 a 26/02), contamos com a indicação de cinco livros indicados pela coordenadora local de Luzilândia, Isabela Cristina Barros.

Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores: Magda Soares

Sinopse: Magda Soares é uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nesse livro nos propõe algumas provocações. O livro é dividido em três partes. Nas duas primeiras, a autora trata, respectivamente, das concepções e práticas que envolvem os temas da alfabetização e letramento na escola, enquanto a terceira funciona como um espaço de união entre teoria e ação, a partir de uma perspectiva político-social.

LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, ESCOLA E INCLUSÃO SOCIAL

Autores: Roxane Rojo

Sinopse: Esse livro se dirige a leitores interessados na educação linguística, especialmente a professores de língua portuguesa. Em seis capítulos, Roxane Rojo aprofunda uma necessária reflexão sobre conceitos como alfabetização, alfabetismo, alfabetismo funcional, diferenciando-os do conceito de letramento e de seus desenvolvimentos posteriores, configurados no conceito de letramento[s] ou de letramentos múltiplos. 

DESVENDANDO OS SEGREDOS DO TEXTO

Autores: Ingedore G. Villaça Koch

Sinopse: Este livro apresenta ao público leitor interessado em questões de texto e linguagem algumas das reflexões que vêm constituindo, nos últimos anos, o foco de atenção dos pesquisadores na área de Linguística Textual - as questões relativas à construção textual dos sentidos, quer em se tratando de produção como de compreensão de textos. 

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Autores: Isabel Solé

Sinopse: O livro ajuda educadores e profissionais a promover a utilização de estratégias de leitura que permitam interpretar e compreender os textos escritos. A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade.

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Autores: Emily Bronte

Sinopse: Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica história de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relaciona- mento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.

Fim do conteúdo da página