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Parfor Indica: III Semana de Geografia

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Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 08h47

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (25 a 29/01), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Geografia, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

 ABORDAGENS E TEMAS DA GEOGRAFIA FÍSICA

Autores: Cláudia Maria Sabóia de Aquino e Francisco Jonh Lennon Tavares da Silva (Organizadores).

Sinopse: Adentrar no livro Abordagens e Temas da Geografia Física é uma aventura prazerosa, pois permeia temas diversificados sobre a natureza desde as bases epistemológicas até os estudos fundantes da Geografia Física, pautados no conhecimento geomorfológico e pedológico. Ocorre que as discussões teóricas em Geografia Física parecem ser deixadas de lado nos últimos anos, em uma escala temporal distante, quiçá uma década, isto posto pelos estudiosos da natureza. Com isso, o livro começa de forma positiva ao trazer o debate da teoria à luz das discussões. Os clássicos da Geografia foram revisitados e novamente colocados à tona, dentre os citados: Ritter, Humboldt, La Blache. Enriquecidos por clássicos nossos, aqui menciono dentre tantos o nosso grandioso Carlos Augusto Monteiro.

ESTUDOS GEOGRÁFICOS: UM OLHAR PARA O ESTADO DO PIAUÍ

Autores: Karoline Veloso Ribeiro Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (Organizadores)

Sinopse: Professores e pesquisadores do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq/UFPI, intitulado Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino, vinculado ao Curso de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), publicaram este livro.

A iniciativa para elaborar esse produto deriva das ações do referido Grupo de Pesquisa, que visa fomentar e potencializar o conhecimento da geoinformação nos trabalhos da Geografia, tendo em vista, a importância da espacialização das variáveis geoambientais, socioeconômicas, culturais e políticas na compreensão do espaço geográfico de maneira totalizante e de forma integralizada.

O livro reúne uma coletânea de oito capítulos, compreendendo temas relativos à ocorrência de focos de calor, as experiências etnoclimatológicas, as paisagens eólicas, o mapeamento de poços tubulares, as arboviroses, a cadeia produtiva de quartzito, os processos erosivos no litoral e o estudo de sub-bacias hidrográficas urbanas.

RIO POTI: CAMINHOS DE SUAS ÁGUAS

Autores: Iracilde Maria de Moura Fé Lima e. Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (Organizadores).

Sinopse: O livro “reúne uma coletânea de sete capítulos produzidos por professores e pesquisadores que se dedicam aos estudos em bacias hidrográficas e, particularmente, a do Rio Poti. Representa, assim, um esforço científico e tecnológico para ampliar o conhecimento desta importante bacia hidrográfica do Nordeste brasileiro.

TERESINA E AS CIDADES NA REGIÃO

Autores: Antonio Cardoso Façanha, Cleonice Carvalho Silva, Orleando Leite de Carvalho Dias (Organizadores).

Sinopse: O Grupo de Estudos Regionais e Urbanos (GERUR) com o apoio de seus membros e colaboradores reuniu em um trabalho coletivo em forma de Livro-Coletânea uma série de 13 capítulos que versam sobre temáticas que circundam o imaginário da cidade de Teresina e de cidades que compõem a sua região. O GERUR por meio desta obra que homenageia o membro Adalgiso Barbosa de Araújo Neto (In Memorian) e convida para a leitura e reflexão sobre as dinâmicas espaciais urbanas das cidades nesse recorte espacial de nossa sociedade atual. 

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CIDADE DE TERESINA

Autores: Mugiany Oliveira Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana e Iracilde Maria de Moura Fé Lima (Organizadores)

Sinopse: A obra apresenta diferentes discussões com temáticas que estão presentes no currículo do ensino de Geografia da Educação Básica, mas com um olhar mais voltado para a cidade de Teresina. O livro em todos os textos produzidos encaminha a dimensão do conhecimento geográfico e de como este é essencial para a vida cotidiana. Desse modo, elas acreditam que a Geografia está em melhores condições de entender e desenvolver na escola os conteúdos referentes à cidade, pois as interferências da sociedade nesse espaço, que está em constante transformação, são mais suscetíveis à construção de um pensamento que inclua o cotidiano.

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