Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Educação Física do Parfor/UFPI publicam texto em e-book da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança

Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 14h30

Os alunos do curso de Educação Física do polo de Uruçuí-PI, sob a orientação do Prof. Mesaque Correia, publicaram recentemente artigo no e-book “Dança e tecnologia: quais danças estão por vir?” organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA.

O capítulo publicado é fruto do trabalho apresentado pelos alunos na VIII edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR). Todo o material é oriundo das reflexões que tiveram durante a disciplina: O ensino da dança.

Segundo o professor formador, orientador do trabalho e responsável pela disciplina de Dança, prof. Dr. Mesaque Silva Correia: “Como precisávamos produzir um material cientifico e estávamos em período de isolamento social total, então decidimos utilizar uma metodologia de pesquisa chamada “netnografia” que é uma forma especializada de etnografia que utiliza comunicações mediadas por computador como fonte de dados para chegar à compreensão e à representação etnográfica de um fenômeno cultural na Internet. Sua abordagem é adaptada para estudar fóruns, grupos de notícias, blogs, redes sociais etc.

Desse modo, os dados foram produzidos no decorrer dos meses de março, abril e maio de 2020 mediante levantamento junto às aulas on-line realizadas por meio de lives no Instagram, YouTube, e plataformas digitais de encontros remotos como Zoom e Google meet, através das quais utilizamos a dança como estratégia para movimentação corporal. Durante a pesquisa, assistimos aulas de 15 (quinze) professores com formação acadêmica (descrita em seus perfis nas redes sociais) em Dança ou Educação Física. No total foram analisadas 30 (trinta) aulas, sendo 2 (duas) de cada professor. Após a conclusão do trabalho submetemos o texto ao edital da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA e, para nossa felicidade, o texto foi aprovado e publicado no formato de capitulo de livro”, explica o professor.

O capitulo teve como título “A prática da dança como estratégia de movimentação corporal em tempos de pandemia: um estudo netnográfico. Os autores foram os alunos: Dilma Da Silva Araújo, Edilberto Alves dos Santos, Iago Moreira de Santana e Ivana Maria Cabral Paiva dos Santos, além do Prof. Mesaque, na condição orientador e coautor.

Para a cursista Dilma Araújo, o que eles conseguiram foi de extrema importância para todos do seu curso; “Acredito que com esse feito histórico passamos a ter mais reconhecimento, que possam olhar como outros olhos para os alunos do Parfor, dando mais possibilidades de crescimento nesse meio e disponibilizando mais oportunidades”, afirmou a aluna.

“Essa publicação teve um impacto enorme na realidade dos alunos de Uruçuí e, em especial, no contexto do Parfor. Um trabalho construído pelas mãos dos alunos, sob orientação do professor formador, com todo o suporte do coordenador do curso, professor Fabrício Rossi e com o apoio da coordenação geral do Parfor”, conclui Mesaque Correia.

O livro está disponível para download no linkDANÇA E TECNOLOGIA: QUAIS DANÇAS ESTÃO POR VIR?