Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressa de Letras-Inglês do Parfor/UFPI coordena projeto inovador de inclusão digital

Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 08h26

A profa. Vicença Neta, egressa do curso de Letras-Inglês do Parfor/UFPI idealizou e tem coordenado um importante projeto de ensino de Inglês e de inclusão digital. Ela atua como professora dinamizadora do Laboratório de Informática do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Professor Darcy Araújo, escola estadual localizada na zona leste de Teresina.

Ainda na condição de aluna do PARFOR, Vicença utilizou o Laboratório de Informática da escola para realizar um importante projeto: “Duolingo: inovação no ensino de inglês”. Cerca de 420 alunos se inscreveram e passaram a utilizar o aplicativo.

Outro trabalho envolveu a utilização de vídeos do canal do YouTube Ingles Winner, do professor Paulo Barros. Ao entrar em contato com o Youtuber e falar do seu trabalho com o inglês, a professora ganhou uma inscrição gratuita e vitalícia no curso Vip do canal para trabalhar com seus alunos.

Devido aos trabalhos exitosos realizados pela professora e também, a parceria com a Empresa Piauí Conectado, o CETI Prof. Darcy Araújo, através do seu Laboratório de Informática, tornou-se, no final de 2019, uma Academia da Empresa Cisco, através do projeto Cisco Networking Academy.

O projeto vem realizando, gratuitamente, formação na área de tecnologia através de uma plataforma online. As escolas públicas equipadas com laboratório de informática e internet da Piauí Conectado, que tenham professores responsáveis por este espaço, podem tornar-se academias para o desenvolvimento do projeto. O professor que coordena o projeto na escola, como é o caso da Vicença, emite e assina, como instrutor, os certificados dos cursos concluídos.

Os cursos oferecidos na escola, são destinados aos alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários e alunos de outras escolas da vigésima GRE. E também a todos aqueles que desejarem realmente uma qualificação tecnológica.

Inicialmente são ofertados cinco cursos: Curso de inclusão digital – get connected (30h); empreendedorismo (15h); Introdução à internet das coisas (20h); Introdução à segurança cibernética (15h); Conceitos essenciais de segurança cibernética (30h).

Trata-se de uma excelente oportunidade de formação, principalmente no período de distanciamento social no qual estamos inseridos. De acordo com a Profa. Vicença Neta “É uma grande oportunidade de enriquecer o currículo e adquirir conhecimento e habilidade na área de tecnologia, e também, para a inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, neste período de pandemia, os alunos da escola tiveram dificuldades em acessar os cursos, devido à falta de computador em casa, pois a plataforma não pode ser acessada pelo celular, principal ferramenta utilizada pelos alunos no momento”.

Vicença considera que a formação obtida através do Parfor contribuiu imensamente para que ela ganhasse confiança no domínio dos conteúdos e enxergasse a escola como um lugar de transformação social. No tocante aos cursos de informática, a comunidade pode continuar se inscrevendo através do site da Empresa Piauí Conectado: www.piauiconectado.com.br

Maiores informações podem ser obtidas através do site acima e também:

Instagram da escola: @ceti.prof.darcyaraujo

Instagram da professora Vicença Neta: @estiloprofessora