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“PARFOR INDICA” - II SEMANA DE GEOGRAFIA

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Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 07h00

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (03 a 07/08), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Geografia, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Livro: Espaço-tempo da vida cotidiana na metrópole

 

Autores: Ana Fani Alessandri Carlos

Sinopse: O trabalho tem como pressuposto fundamental o entendimento do espaço geográfico enquanto produto, condição e meio de realização da sociedade, reproduzido ao longo de um processo histórico ininterrupto de constituição da humanidade do homem; este é também o plano da reprodução. Ao produzir sua existência, a sociedade reproduz, continuamente, o espaço. Se, de um lado, o espaço é um conceito abstrato, de outro lado tem uma dimensão real e concreta enquanto lugar de realização da vida humana que ocorre diferencialmente, no tempo e no lugar, ganhando materialidade por intermédio do território. No caso analisado, esse processo se realiza reproduzindo continuamente a cidade que assume, nesse momento histórico, a forma da "metrópole", termo que revela transformações históricas no processo de constituição do urbano. Aqui a noção de cidade adquire uma nova amplitude, aparecendo como categoria central da análise, evidenciando a materialização do processo histórico de produção do espaço geográfico. Então, do mesmo modo que em cada momento da história se produz um espaço, este mostra, em cada momento histórico, uma cidade.

 

Livro: COVID-19 e a crise urbana

 

Autores: Ana Fani Alessandri Carlos

Sinopse: Em meio a tantas publicações, por que mais um livro?, questiona a organizadora da obra, argumentando que, em primeiro lugar, cabe à ciência explicar a realidade e um dos sentidos da universidade - a construção de um conhecimento sintetizado teoricamente sobre a realidade que vivemos sem a qual não há projeto possível para lidar com os problemas de nosso tempo. O segundo motivo é porque a pandemia explicada pela ciência como totalidade, diante da divisão do conhecimento, é impossível, o que requer a justaposição disciplinar. Em terceiro lugar, a pandemia se esclarece e ganha vulto na sociedade urbana em um espaço mundializado – tema de investigação da Geografia, e o foco desta obra. Ressalta-se que os problemas postos no presente exigem trabalhar-se com a escala do espaço, produto social, e do tempo, produto da história, tempo da urgência que é aquele do presente, o das políticas que possam amenizar as condições de extrema pobreza e desigualdade no combate ao vírus. Desvendar o mundo em que vivemos iluminando as contradições que embasam os conflitos e as condições sociais que impedem a realização do humano é o sentido do trabalho acadêmico.

 

Livro: Campo e cidade na América Latina

Autores: Júlio Cesar Suzuki, Valterlei Borges de Araújo e Fábio Molinari Bitelli (Organizadores)

Sinopse: O campo e a cidade na América Latina apresentam enorme diversidade social, cultural, política, econômica e ambiental, não só por conta das diferenças oriundas do processo dominador da colonização, tanto portuguesa quanto espanhola, e das miscigenações permanentes, cujos resultados culturais são evidentes, mas também por conta da riqueza ambiental, cuja diversidade estabelece bases importantes para a produção social e econômica. Na certeza de muitos estudos estarem sendo desenvolvidos em distintas áreas do conhecimento, esta coletânea apresenta um pouco das recentes pesquisas elaboradas em algumas universidades brasileiras, sobretudo a partir do olhar da Geografia. Esperamos, assim, contribuir com os estudos e o florescimento de novas leituras e análises sobre o campo e a cidade na América Latina, uma das relações essenciais para a compreensão de nosso continente.

 

Livro: Geografia e geopolítica da América do Sul: integrações e conflitos

 

Autores: Wanderley Messias da Costa e Daniel Bruno Vasconcelos (Organizadores)

Sinopse: Este livro foi produzido por um grupo de duas dezenas de geógrafos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP que têm se dedicado aos estudos da Geografia Regional, da Geopolítica e da Política Internacional. O diferencial consiste na diversidade de abordagens, nas visões abrangentes e detalhadas e, especialmente, nas interpretações teóricas originais e criativas, em que os pesquisadores oferecem, ao leitor especializado e ao público em geral, uma valiosa contribuição intelectual para a compreensão da realidade atual e as tendências de futuro da América Latina e especialmente da América do Sul. No trabalho, a região é abordada como um cenário em movimento com as particularidades e o protagonismo de países como o Brasil, a Argentina, o Chile e a Colômbia, o forte conteúdo geopolítico e os desafios de defesa, proteção e uso da Amazônia Continental, a integração física regional e a nova logística energética e de circulação, os enlaces fronteiriços de todo tipo com suas interações e fricções e os processos de cooperação e conflitos relacionados ao uso compartilhado dos recursos hídricos transfronteiriços.

 

Livro: Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio

 

Autores: Pedro Roberto Jacobi, Edson Grandisoli, Sonia Maria Viggiani Coutinho, Roberta de Assis Maia،e Renata Ferraz de Toledo

Sinopse: A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. Desse modo, a obra tem por intuito não somente informar, mas conscientizar e sensibilizar nossos leitores para tema tão atual e tão desafiador para o planeta. Assim, procuramos valorizar o diálogo, a corresponsabilidade por meio de processos coletivos e as práticas inovadoras apoiadas em metodologias participativas e cooperativas. O caminho para uma sociedade sustentável fortalece-se na medida em que se ampliem práticas educativas que conduzam a uma atitude reflexiva em torno da problemática socioambiental, estimulando o desenvolvimento de novas mentalidades, conhecimentos e comportamentos.

 

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