Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Dia do professor de Geografia | homenagem do Parfor/UFPI

Dia do professor de Geografia | homenagem do Parfor/UFPI

Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 09h16

O Dia do Professor Geografia no Brasil é celebrado anualmente em 26 de junho. A data foi estabelecida por ter sido a data quando foi promulgada a Lei nº. 6664 de 26 de junho de 1979 que regulamentava a profissão.

Segundo o professor formador do curso de Geografia do Parfor/UFPI, Raimundo Lenilde de Araújo, a ciência geográfica representa a possibilidade de estudar o planeta em sua plenitude. Nesse sentido, a docência em geografia significa: “A oportunidade de ensinar, de forma crítica e atualizada, as abordagens inerentes às discussões teóricas e metodológicas em escolas e universidades e que proporcionam a formação para a cidadania. A ciência geográfica e, especialmente à docência em geografia, é muito importante para a atualidade, tendo em vista que o estudo de Geografia proporciona uma compreensão geral com abordagens, tanto do ponto de vista global quanto local”.

Em virtude dessa data, Lenilde reforça para seus alunos e futuros professores de geografia que: “A decisão de estudar geografia em longo processo de formação bem como ensinar geografia, nos permite formar estudantes e profissionais docentes em geografia capacitados para entender a conjuntura atual”, afirma o professor.

Alex Cunha da Rocha, professor cursista de Geografia enfatiza a importância do curso: “Esse curso é de extrema importância até porque ele nos ajuda a compreender o espaço que vivemos e todas as transformações feitas pelo homem, assim podemos de uma forma mas especializada ajudar a estudar e dar uma maior definição e certeza de tudo o que acontece nesse globo terrestre, deixando muitas informações e um legado para as futuras gerações”.

Ao ser questionado como ele enxerga o professor de Geografia, Alex afirma: “Hoje na atualidade o professor de Geografia enfrenta inúmeros empecilhos para conseguir passar seus conhecimentos aos alunos, mas dentro do possível podemos dizer que o professor de Geografia faz o impossível para sanar e nutrir o saber dentro de sala de aula, e jamais deixar os alunos sem uma resposta”, conclui.

“O professor de Geografia possui o papel de orientar o estudante acerca da leitura geográfica do espaço. Desse modo, ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento, a partir de uma processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico. A realização de uma reflexão dialogada permite que o aluno desperte sobre a importância dos aspectos físicos, sociais, econômicos, culturais, políticos, ambientais, entre outros conhecimentos que contribuem para a ampliação da sua percepção crítica acerca do mundo que o cerca”, enfatiza a professora Bartira Araújo da Silva Viana, Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI.

A consciência crítica acerca da realidade permite ao indivíduo ser um agente de transformação social, ou seja, compreender a sociedade a qual faz parte, e a partir desse entendimento agir sobre ela. Segundo Paulo Freire (2005, p. 33) “O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem transformar a realidade se faz cada vez mais urgente [...]”.

O professor de Geografia deve contribuir com o ensino dos conceitos básicos das categorias da ciência (espaço, território, paisagem, região, área e lugar), de forma mais crítica e relacional visando formar cidadãos capazes de saber pensar o espaço face as suas contradições, e comprometidos em construir um mundo mais justo e igualitário. Assim, os discursos sobre o ensino de Geografia e a questão da formação da consciência crítica transformadora devem estar presentes na atualidade, pois “[...] Na medida em que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios do mundo, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua própria atividade criadora”. (FREIRE, 2005, p. 33).