A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), cedeu nesta terça-feira (24), ao Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga” (LACEN-PI) dois aparelhos qPCR para auxiliar no aumento da capacidade de testes do COVID - 19.
PCRs calibrados e prontos para serem usados.
O qPCR, ou PCR em Tempo Real, é um equipamento que detecta e quantifica DNA/RNA e consegue diagnosticar infecções virais como o COVID- 19.
Os vírus são microorganismos muito pequenos e a utilização de ferramentas de biologia molecular possibilitam diagnosticar de forma mais rápida as infecções virais.
De acordo com o Comitê Gestor de Crise (CGC), a cessão dos dois aparelhos feita ao LACEN-PI foi intermediada pelo do Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, médico infectologista e professor da UFPI e a Profa. Nadir Nogueira (Vice-Reitora da UFPI e Membro do Comitê Gestor da Crise-CGC/UFPI COVID - 19).
PCRs calibrados e prontos para serem usados.
Os laboratórios de referência para o diagnóstico de COVID-19 como o LACEN de Teresina estão utilizando kits de diagnóstico que precisam do aparelho de qPCR para realizar suas análises e consequentemente o diagnóstico.
A cessão temporária de duas máquinas de qPCR que a UFPI fez para o LACEN aumentarão a capacidade de análise das amostras suspeitas dinamizando o diagnóstico dessa doença, que tanto está impactando a saúde pública no mundo inteiro.
Fonte: Ascom UFPI
Um diagnóstico mais precoce possibilita uma intervenção apropriada, seja para a quarentena, seja para a intervenção hospitalar.