Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI firma parceria com o SIMPEG 2019

Parfor/UFPI firma parceria com o SIMPEG 2019

Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h41

O IV Simpósio de Ensino de Geografia (SIMPEG 2019) aconteceu entre os dias 5 a 7 de dezembro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi aberto à participação de professores de Geografia da Educação Básica e docentes e discentes da graduação e pós-graduação, envolvidos nas discussões acerca da educação geográfica, bem como a outras pessoas interessadas nessa área. A iniciativa teve por intuito proporcionar aos profissionais e demais pessoas momentos para troca de ideias, informações e conhecimentos que fortaleçam e ampliem as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de geografia escolar.

O evento contou com a participação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI por meio de apoio da Coordenação Geral e da Coordenadora do Curso de Geografia, Bartira Araújo.

Mesa de honra na solenidade de abertura

Entre os objetivos do Simpósio, estão ampliar o debate sobre a importância da geografia na Educação Básica, refletir sobre os fundamentos éticos, políticos e metodológicos que sustentam a necessidade da geografia, assim como analisar as contribuições das pesquisas que tratam de diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar e promover a troca de experiência sobre o ensinar geografia entre professores da educação básica e do ensino superior e pesquisadores na área.

Eixos Temáticos

Práticas pedagógicas no ensino de Geografia; formação de professores para o ensino de Geografia; a questão curricular no ensino de Geografia e a Educação geográfica e práticas pedagógicas inclusivas, são os eixos temáticos do Simpósio.

Palestra de abertura:
Tema: Políticas Educacionais e Curriculares e os desafios do ensino de Geografia
Palestrante: Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa (UFMT)

“O IV Simpeg objetivou retomar o debate em torno da importância do ensino de Geografia como disciplina escolar na Educação Básica brasileira, a partir de discussões voltadas para as políticas educacionais e curriculares e os desafios do ensino de Geografia; a formação inicial do professor de geografia e os programas de iniciação a docência; a Geografia no currículo da Educação Básica, enfatizando a realidade da SEMEC - Teresina e da SEDUC-Piauí. Assim, o evento buscou mostrar que a geografia tem um papel importante na formação do cidadão crítico e reflexivo ao possibilitar aos estudantes a compreensão dos conhecimentos geográficos e sua aplicação em sua vida cotidiana” afirmou a professora Bartira Viana.

Para a coordenadora do evento e coordenadora do Nupeg, Profª. Drª Josélia Saraiva e Silva, A importância fundamental do SIMPEG é divulgar os estudos e pesquisas realizadas pelos docentes e discentes da UFPI sobre as práticas de ensino na geografia escolar. "Através desse processo é possível fortalecer o desenvolvimento da geografia na Educação Básica. Nesse sentido a parceria com o PARFOR foi muito importante para atingirmos esses objetivos. O evento foi muito elogiado pelos participantes, o que nos leva a crer termos atingido as metas a que nos propusemos quando da sua elaboração. Contamos com a participação de importantes debatedores do nosso estado e com a palestra do Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa, da Universidade Federal do Mato Grosso, que tratou sobre o tema de políticas curriculares, um tema importante para pensarmos as práticas que ocorrem nas escolas. Consideramos que o evento obteve muito êxito", concluiu a coordenadora.

Equipe organizadora do evento

Na oportunidade foi realizada uma homenagem a professora da Coordenação do Curso de Geografia, Doutora Iracilde Maria de Mouta Fé lima pelos 40 anos de dedicação aos estudos da Geografia do Piauí, e ao desenvolvimento dos estudos geográficos  na Universidade Federal do Piauí e também na Universidade Estadual do Piauí, além da sua contribuição na produção de livros didáticos para o ensino básico e demais materiais acadêmicos. Esta foi uma singela homenagem dos professores da Coordenação de Geografia, dos alunos e ex-alunos da Graduação e da Pós-Graduação, bem como do Grupo de Pesquisa Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação da Universidade Federal do Piauí.

Na sequência as fotos conforme a programação do evento:

Grupos de Trabalhos - GT

Oficinas didáticas

Apresentações da  Sessão Interativa de Trabalhos em Andamento (SITA)

Mesa redonda 1

Tema: Formação inicial do professor de Geografia e os programas de iniciação a docência

Mesa redonda 2

Tema: Geografia no currículo da Educação Básica: as propostas oficiais da SEMEC-Teresina e SEDUC-Piauí

Palestra de encerramento

Tema: A importância da Geografia na Educação Básica

Mais informações no site do evento: simpegweb.wordpress.com