Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Luzilândia recebe a oitava edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 12h23

Ocorreu nesta quinta feira (07), mais uma etapa do VIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), realizado na cidade de Luzilândia na Unidade Escolar Padre Jonas Pinto. O evento dispôs de apresentação cultural, palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral.

A palestra “Ler o Mundo Através das Palavras: Compromisso Ético a Partir de Práticas Literárias e Socioculturais”, foi proferida pelo Prof. Me. Daniel Carvalho de Almeida com coordenação do Prof. Dr. Allan de Andrade Linhares e os relatores Profa. Maria do Socorro Paixão e Profa. Dra. Marli Clementino Gonçalves.

As sessões de comunicação oral e pôster ficaram sob a avaliação dos professores: Prof. Dr. Allan de Andrade Linhares, Profa. Dra. Anna Kelly Moreira da Silva, Prof. Me. Cícero Rodrigues de Sousa, Profa. Dra. Dinameres Aparecida Antunes, Prof. Dr. Elido Santiago da Silva, Profa. Dra. Francisca Raquel da Costa, Prof. Me. Hermano Carvalho Medeiros, Profa. Dra.Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Profa. Dra.Marli Clementino Gonçalves, Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo, Profa. Ma. Rannyelle Rocha Teixeira e o Prof. Me. Rui Dglan dos Santos Carvalho.

Durante o evento foi realizada também a oficina: “Gênero na escola” ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Jander de Sousa Nogueira.

O encontro teve como objetivo oportunizar espaços de reflexão sobre as metodologias ativas na prática docente; analisar os desafios do processo de ensino aprendizagem mediado por estratégias inovadoras da Educação Básica e Superior e compartilhar experiências pedagógicas inovadoras, no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

Para a aluna cursista de pedagogia, Leilania Lira o SIMPARFOR é um desafio de muita aprendizagem: “A cada etapa eu tento melhorar, pesquisando e tentando me aprimorar nos temas propostos, pois são temas diferentes e alguns eu acredito que me desafiam bastante”.

Sobre a importância do seminário no processo formativo dos professores a coordenadora local de Luzilândia, Isabella Cristina declarou: “O SIMPARFOR é de grande importância no processo formativo para que os cursistas sempre estejam atualizados e preparados para promover questionamentos e apresentar soluções a partir de diferentes pontos de vista. Fazer parte desse evento é enriquecedor e de grande potencial formativo ao ver os cursistas engajados e estimulados pelos professores a desenvolverem pesquisas e inspirando outros profissionais, motivando-os para a pesquisa e inovação da educação básica”, afirma.

Para o professor formador do curso de geografia, Raimundo Lenilde: “A importância do Parfor no processo de formação docente, em Luzilândia, por ser uma cidade do interior, distante das universidades, significa o aceso ao conhecimento científico, por meio da formação acadêmica. Além disso, a formação de profissionais professores capacitados ao exercício da docência com profissionalismo e ética”.

Já a cursista de geografia, Veriane Martins de Lima, enfatiza a grande satisfação em ser uma das professoras cursistas do Parfor e mais uma vez participar do SIMPARFOR. “O SIMPAFOR é uma oportunidade incrível de mostrar nossas ideias de ter uma avaliação mais crítica, oportunidade de ampliamos nossos conhecimentos, de trocar ideias e de absorver novos conhecimentos”.

As coordenadoras Bartira Araújo do curso de História e Geografia e Janete Paranhos do curso de Pedagogia foram as responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo com a avaliação das bancas examinadoras.

Confira a cobertura completa: VIII SIMPARFOR LUZILÂNDIA