A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, participou da segunda reunião ordinária do ForPARFOR (Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PARFOR), do qual é vice-presidente.
A reunião ocorreu na última segunda-feira (07), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e teve como pontos principais de pauta a discussão sobre o posicionamento do MEC em relação ao PARFOR para 2016; o papel dos municípios no regime de colaboração no PARFOR e a Política de Formação Continuada para egressos do PARFOR (MEC/CAPES) via Plataforma Freire.
Na abertura da reunião, as professoras Irene Maurício Cazorla, Diretora de Formação de Professores de Educação Básica (DEB/CAPES), e Izabel Lima Pessoa, Coordenadora Geral da Educação Básica (DEB/CAPES), falaram sobre a necessária institucionalização da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.
Mesa de abertura
Na quarta-feira (09), também no edifício-sede da Capes, em Brasília, a Professora Glória Ferro participou do Seminário Internacional "Repensando a Universidade comparativamente entre países: Brasil Rússia, índia e China".
Fruto da parceria da Capes com o Centro Lemann da Universidade de Stanford e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais que discutiram o papel da universidade diante de um mundo em constante transformação.
Abertura reuniu representantes da Unesco, CNE, Capes e Centro Lemann
Durante a programação do Seminário o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou o Edital Universidade em Rede do Brics / Brics NU, que visa selecionar Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para a Universidade em Rede do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Além disso, o evento contou com a realização de dois painéis dedicados à Educação Comparada, campo que vem conquistando espaço na produção de novos conhecimentos, para aperfeiçoar práticas e políticas educacionais e formular teorias e generalizações a respeito das múltiplas interações entre educação e sociedade.
Esse é o terceiro seminário internacional sobre o tema promovido pela Capes. A primeira edição, "Educação Comparada e novas Abordagens na Formação Docente", aconteceu em 2013, e a segunda, "Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos", em maio desse ano.
O seminário está associado ao lançamento, pela Capes, da tradução da obra "University Expansion in a Changing Global Economy - Triumph of the BRICs?", organizada por Martin Carnoy, Prashant Loyalka, Maria Dobryakova, Rafiq Dossani, Isak Froumin, Katherine Kuhns, Jandhyala B.G. Tilak e Rong Wang. Para a professora Glória Ferro o evento provocou uma reflexão profícua sobre as semelhanças e diferenças entre países no tocante à educação superior, enfatizando o papel das universidades nas economias mundiais.
Professsora Glória Ferro e participantes