Alunos de Letras do PARFOR/UFPI encenam o Auto da barca do inferno, em Parnaíba

 

10/10/2015 09:08

Os alunos do curso de Letras-Português do PARFOR/UFPI de Parnaíba encenaram na última segunda-feira, 5 de outubro, uma das mais consagradas obras da Literatura Portuguesa: O auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Escrita em 1517, durante a transição entre a Idade Média e o Renascimento, a obra aborda a temática religiosa como pretexto para criticar os costumes da época.

No auditório do campus Ministro Reis Veloso foi montado o cenário principal caracterizado como um ancoradouro, no qual estão atracadas duas barcas. Todos os mortos, necessariamente, têm de passar por esta paragem, sendo julgados e condenados à barca da glória ou à barca do inferno. Os 17 alunos da turma representaram os personagens principais: o anjo, o diabo, o fidalgo, o onzeneiro (agiota), o parvo, o sapateiro, o frade, Bísida Vaz (alcoviteira), o judeu, o corregedor e o procurador (representando a justiça), o enforcado e os quatro cavaleiros que morreram defendendo o cristianismo.

A atividade foi coordenada pela professora Maria Elvira Brito Campos, responsável por ministrar a disciplina Literatura Portuguesa I.