PARFOR/UFPI participou de missão de estudo na Argentina

 

 

A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, a Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia (PARFOR) e Letras-LIBRAS (PARFOR/CCHL), Profa. Dra. Maraisa Lopes, e a discente do Curso de Pedagogia (PARFOR), Auricélia de Jesus Oliveira, foram convidadas pelo Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL (PASEM) para participar da Missão de Estudo "As Políticas e Experiências de Alfabetização na Formação Docente". O evento foi realizado na província de Jujuy, na Argentina, entre 30 de agosto e 05 de setembro de 2015.

Visita à Escola Bilíngue Espanhol-Quechua, na zona rural de Perchem

As professoras e a discente fizeram parte do grupo formado por representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai convidados pelo PASEM. A Pasantía tem o objetivo de estimular e ampliar o intercâmbio de experiências, aprendizagens e práticas na gestão das políticas de formação docente no âmbito do Mercosul.

Integrantes da delegação brasileira. Da direita para a esquerda: Maraisa Lopes (UFPI); Glória Ferro (UFPI); Silvana Zasso (FURG); Ane Carla (GDF); Nailza Ribeiro (GDF); Auricélia de Jesus (PARFOR/UFPI); Eliane Matilde (GDF); Eurivalda Ribeiro (UESC)


A programação da Pasantía incluiu a discussão sobre as políticas nacionais para aAlfabetização nas Séries Iniciais, a realização de exposições acerca das práticas alfabetizadoras em cada um dos países, bem como a visita a escolas da província de Jujuy para a observação das ações desenvolvidas.

Dentre os muitos acontecimentos, vale destacar: a apresentação feita pela discente Auricélia de Jesus Oliveira acerca de sua prática como professora alfabetizadora na cidade de Prata do Piauí-PI, a qual fora eleita pelas participantes brasileiras para representar as ações nacionais; a entrevista dada pela Profa. Dra. Maraisa Lopes à Rádio da I.E.S. n.2, na cidade de Tumbaya, tratando da experiência de visitas a escolas bilíngues traçando um paralelo com a situação brasileira no que se refere à inserção da LIBRAS como componente curricular obrigatório na Educação Básica; e, a exposição realizada pela Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro Silva sobre o que representou a possibilidade de participar de uma missão de estudos como esta. A docente destacou que poder conviver com professores de outros países, compartilhar experiências e observar a realidade de escolas urbanas e rurais da província de Jujuy permite reconhecer aquilo que o Brasil tem desenvolvido positivamente e o que ainda pode ser proposto quanto ao processo de alfabetização em nosso país. 

Aluna do Curso de Pedagogia (PARFOR/UFPI) relatando sua experiência como professora alfabetizadora no município de Prata do Piauí.

Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL (PASEM)

O PASEM visa contribuir para melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.