Os acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física e Letras Português realizaram apresentações culturais e participaram de oficinas e reuniões informativas.
Aconteceu nesta terça-feira (03), a abertura da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A JOIA foi criada com o objetivo de integrar e aproximar os campi/pólos que compõem o PARFOR/UFPI, por meio do intercâmbio acadêmico e cultural entre seus alunos.
O evento que foi sediado no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), na cidade de Parnaíba, contou com a empolgação e criatividade dos acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física. Os alunos prepararam o “Movimento dos Educadores Reunidos”, apresentação artística que envolveu dança e teatro.
Durante a Acolhida da II JOIA, o professor Alexandro Marinho, Diretor do CMRV, destacou os inúmeros avanços alcançados pelo o PARFOR/UFPI, e lembrou que ainda há obstáculos que devem ser superados por todos. De acordo com Marinho, docentes e estudantes da UFPI devem se perguntar: “Qual é a nossa utilidade para a comunidade?” - e a partir dessa reflexão buscar soluções para os problemas encontrados fora dos muros da Universidade.
Professor Alexandro Marinho fala durante abertura da II JOIA - Parnaíba
O Diretor do CMRV enfatizou também a relevância da JOIA. “A Jornada é muito boa, inclusive para discussões sobre o próprio PARFOR. O evento é importante porque destoa das disciplinas e acaba proporcionando aos alunos uma interação maior com quem está na parte administrativa - Coordenadores de Cursos, Coordenadora Geral do PARFOR e os Gestores da Universidade em cada centro”.
Mesa Redonda
A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro ressaltou durante a mesa redonda “Formação docente na UFPI através do PARFOR: realidades e perspectivas”, as conquistas do Plano, que tem crescido significativamente a cada ano. Na oportunidade, a Coordenadora frisou a importância da aproximação e do intercâmbio promovido pela Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA), que tem o propósito de levar a todos os campi/pólos encontros de cunho acadêmico-científico e prático aos alunos do PARFOR/UFPI.
Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI destaca a importância e os objetivos da Jornada
Reuniões
A programação do II JOIA contemplou a “Reunião Geral”, conduzida pelo o Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação, Julio Antônio Froz. O momento foi dedicado para esclarecer dúvidas dos alunos referentes à utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Após a “Reunião Geral”, o Coordenador do Curso de Ciências Sociais, professor Raimundo Batista dos Santos Junior, a Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Vânia Silva Macedo Orsano e o Coordenador do Curso de Letras Português, professor João Benvindo de Moura encontraram-se com os alunos dos respectivos cursos, durante as “Reuniões Informativas”, que foram planejadas com o intuito de resolver demandas específicas.
Oficinas
O entusiasmo dos alunos dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física e Letras Português marcou as oficinas programadas para a II JOIA.
A professora Márcia Evelin de Carvalho que ministrou a oficina intitulada “Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica", explicou aos participantes, que a Afrodescendência é um tema que pode ser trabalhado por docentes de diferentes formações.
Alunos e professores do PARFOR/UFPI interagem durante oficina sobre a Afrodescendência
Professora Márcia Evelin emociona participantes da II JOIA, por meio da arte da contação de histórias
“A temática é trabalhada através da literatura e da tradição oral. E durante a oficina nós discutimos como as práticas, que eu considero abolicionistas (no sentido de serem práticas libertarias) podem servir para essa afirmação e essa ressignificação do negro na nossa sociedade. E também debatemos as contribuições da cultura africana no nosso cotidiano, coisas simples que nós não percebemos, como o modo de se vestir, de viver, a alegria. Enfim, os valores civilizatórios afro-brasileiros são vividos por nós, no nosso dia-a-dia, e nós não damos conta disso”, explicou a professora Márcia Evelin.
O professor Moisés Tolentino Bento da Silva ministrou a oficina “Fisiologia do treinamento de força: da criança ao idoso”.
“A oficina foi muito agradável e contou com a participação de outros colegas professores, que prestigiaram a mesma. Houve a participação maciça dos alunos, que interagiram bastante e fizeram muitas perguntas. Acredito que as intenções da oficina, de trazer uma abordagem diferente do que eles têm visto na graduação, foi satisfeita”, relatou o professor Moisés Tolentino.
Moisés Tolentino Bento da Silva, doutor em Farmacologia, ministra oficina na II JOIA
Docentes e acadêmicos do curso de Educação Física marcam presença em oficina sobre a Fisiologia do Treinamento
Kit Pedagógico
A programação da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do PARFOR/UFPI foi encerrada com a distribuição do material de apoio pedagógico, para os alunos e os professores do campus de Parnaíba.
Coordenadores do PARFOR/UFPI realizam entrega de Kit Pedagógico no campus de Parnaíba
Encerramento da oficina “Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica”
O Kit Pedagógico é composto por uma bolsa, um grafite, uma borracha, uma camiseta personalizada e Cadernos de Apoio Pedagógico (Cadernos de Textos)
Entrega do Kit Pedagógico do PARFOR/UFPI movimentou o final da programação da II JOIA
III JOIA
A caravana da JOIA estará nesta quinta-feira (05) e na sexta-feira (06), na cidade de Esperantina, o terceiro município a sediar o evento.