Alunos do PARFOR visitam Polo Cerâmico de Teresina

 

O ponto turístico foi situado como objeto para a identificação das singularidades histórico-culturais da História e Memória da cultura teresinense.

Na última quarta-feira (28), os alunos do Curso de História do Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram visita ao Polo Cerâmico de Teresina, localizado no bairro Poty Velho. A aula passeio faz parte da Disciplina História e Memória, que tem orientação da Prof.ª Maryneves Saraiva de Arêa Leão.

Alunos da Disciplina História e Mémoria do PARFOR, ao lado da Prof.ª Maryneves Saraiva

O trabalho que resultou em uma pesquisa de campo, teve como meta compreender o contexto espacial do Polo Cerâmico. O ponto turístico foi situando como objeto para a identificação das singularidades histórico-culturais da História e Memória da cultura teresinense. Nesse sentido, foi essencial analisar o trabalho do artesão como atuante no processo de construção cultural.

Para a Professora Maryneves Saraiva, a visita ao lado dos alunos do PARFOR foi enriquecedora. "Os alunos do programa são professores da rede municipal e estadual de ensino, na maioria eles vêm do interior do Piauí e Maranhão. Então, a importância de se reunir um grupo de professores para um trabalho de campo, traduzindo toda a discussão teórica em sala de aula, é algo gratificante", destacou.

A pesquisa de campo envolveu rodas de discussão, distribuição de questionários com artesãos

Durante o passeio, os 20 estudantes foram divididos em grupos, colocando em prática rodas de discussão, questionários e recolha de depoimentos. O trabalho servirá como resultado final da disciplina e também serão elaborados artigos para a posterior apresentação em eventos do PARFOR.

Fonte: Ascom UFPI