A Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) realizou, na manhã desta segunda-feira (06), a solenidade de abertura das atividades acadêmicas dos cursos presenciais referente ao período de 2013.2.
O evento foi realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou a presença do Deputado Átila Lira, Secretário de Educação do Estado do Piauí; do Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da UFPI; da Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lopes, Pró-reitora de Ensino de Graduação; da Prof.ª Cristiane Torres, Pró-reitora de Assuntos Estundantis e Comunitários; e da Prof.ª Ms. Maria da Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR.
Mesa de abertura do evento
Logo após o pronunciamento da Prof.ª Glória Ferro, foi realizada a mesa de diálogo "Inserção dos estudantes do PARFOR nos programas e ações afirmativas e de assistência estudantil da UFPI: limites e possibilidades", moderada pela Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Targino. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda "Orientações gerais para a oferta dos cursos especiais do PARFOR/UFPI", com moderação da Prof.ª Dr.ª Gardene Maria de Sousa. O evento segue durante o período da tarde com atividades em sala de aula.
Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da UFPI
O Secretário de Educação do Piauí, Átila Lira, comentou sobre a importância da atuação da UFPI para o PAFOR."O trabalho da Universiadade Federal é extraordinário. Hoje, a oferta de cursos é sistemática e organizada, com uma pedagogia própria para o professor que trabalha. O Governo do Estado reconhece esse trabalho fundamental para melhorar a qualidade de ensino do nosso Estado", ressaltou o Secretário.
Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, que em seu discurso reiterou o compromisso da UFPI com o crescimento do programa, essa crescente procura pelo PAFOR também é motivada pela boa receptividade da comunidade em relação à universidade. "A procura pela vagas do PARFOR na UFPI é grande e nós temos procurado atender a essa demanda". Ainda segundo o Reitor, as instiuições de ensino superior que atuam no estado têm trabalhado para melhorar a formação dos professores. "A tendência é ampliar a oferta desses cursos não só pela UFPI, mas pela nossas co-irmãs - a Universidae Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que estão empenhadas para que todos os professores do ensino básico tenham a oportunidade de se qualificar", destacou o Reitor.
Segundo a Coordenadora do PARFOR, Prof.ª Ms. Maria da Glória Ferro, o programa tem auxiliado na melhoria da educação no Estado. "O mais importante no futuro é o impacto dessa formação que os professores estão adquirindo no PARFOR, na sala de aula com os alunos. A melhoria da atuação do professor em sala de aula é a garantia da evolução dos alunos e, por consequência, da educação do nosso país", afirmou a Coordenadora.
Alunos do PARFOR lotam o Cine Teatro da UFPI
em maio de 2009 resultante de uma ação desenvolvida em regime de colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), as secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior. No Piauí, o PARFOR foi implantado em 2010 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. Em pouco tempo, o PARFOR/UFPI se firmou como referência no cenário nacional e já formou mais de 500 alunos.