Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI participa de reunião com gestores da educação do Piauí

UFPI participa de reunião com gestores da educação do Piauí

Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 10h32

A Universidade Federal do Piauí será representada pela Coordenadora Geral do PARFOR ( Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), professora Gloria Ferro na I Reunião Extraordinária com Gestores da Plataforma Freire, e Secretários Municipais de Educação e Cultura. A reunião acontece nesta quarta-feira (24), às 9h, na sede da APPM.

O objetivo da reunião é definir o papel das Secretárias Municipais de Educação, que após o período de pré-inscrições, devem verificar as listas de pré-inscritos (relatório secretaria), pronunciando-se em relação à aceitação dos candidatos validando-os na Plataforma Freire. Isso significa atestar que o professor pré-inscrito pertence a sua rede de ensino, mas não detém a formação adequada ao exercício da profissão docente.

A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação para o período 2009 a 2011.

Confira a programação da reunião:

9 h - ABERTURA

MESA
Exmº. Senhor Secretário Estadual de Educação e Cultura - Átila Freitas Lira
Coordenadora Geral de Capacitação Docente CAPES/MEC - Profª. Izabel Pessoa
Magnífico Reitor UESPI - Professor Carlos Alberto
Coordenadora Plataforma Freire/UESPI - Professora Ana Maria Bezerra
Coordenadora Plataforma Freire/UFPI - Professora Glória Ferro
Coordenadora Plataforma Freire/IFPI - Professora. Divamélia de Oliveira
• DEBATES (30min)
• ENCERRAMENTO - apresentação de slides como utilizar o endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br, mostrando o relatório de secretária, mapa de pré-inscrições.
• Coffe-Break