Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Professores cursistas de História visitam Centro Cultural em Parnaíba

Instagram - Parfor

Professores cursistas de História visitam Centro Cultural em Parnaíba

Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 09h06

Na ultima quarta-feira (10), alunos do Curso de História em Parnaíba realizaram exercício de campo visitando o Centro Cultural Sesc Caixeiral , como atividade da disciplina de Historiografia Brasileira, ministrada pelo Prof. Dr. Agostinho Júnior Holanda Coe.

Sob a supervisão do historiador Jedson Martins, funcionário do SESC, os professores cursistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Parnaíba e relacionar com os textos e debates realizados em sala de aula.

“Na visita, pudemos conhecer a Parnaíba da segunda década do século XX e a efervescência que atraía comerciários dos Estados do Maranhão e do Ceará, chamados caixeiros, e que sentiram a necessidade de uma entidade que permitisse uma formação específica e que viabilizasse mão de obra a ser utilizada no comércio local. Em 28 de abril de 1918 criou-se a sociedade civil União Caixeiral, composta inicialmente por 122 sócios”, relata a coordenadora do curso, Bartira Araújo.

Em 23 de fevereiro de 2011 o prédio foi transformado no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso, com o objetivo de registrar a memória dos seus fundadores e pioneiros– professores, ex-alunos, personalidades e artistas da cidade, dando nome aos espaços culturais que compõem o atual Complexo.

Após a visita, houve a realização de debates em sala de aula sobre a constituição de espaços de memória e que são utilizados para a construção de uma escrita da história que privilegia determinadas categorias sociais, instituindo muitas vezes uma série de silenciamentos sobre a memória de outras populações brasileiras, a exemplo das identidades africanas (afro-brasileiras) e indígenas.