O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI) realiza nesta quinta-feira (07/12) o IV Seminário Interdisciplinar (IV SIMPARFOR), no Cine Teatro da UFPI, no campus Ministro Petrônio Portella.
O evento é uma atividade de encerramento do período letivo realizada em todos os campi da UFPI e no polo de Esperantina com o objetivo de socializar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI e tem como público-alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.
A palestra de abertura do IV SIMPARFOR, intitulada "Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Aprendizagem que Transforma", será proferida pelo professor Dr. Miguel Arroyo, que é sociólogo, educador e professor emérito da UFMG e um dos especialistas mais requisitados quando o tema é educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica, currículo e formação de professores.
A programação do evento englobará ainda exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral, lançamento de livros e premiação de trabalhos.
As atividades do IV SIMPARFOR iniciaram no dia 23 de novembro em Picos e seguirão até o dia 14 de dezembro, com encerramento em Bom Jesus.
Saiba mais sobre o Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI
A Resolução CNE/CP nº 2/2015 aprovada em 1º de julho de 2015 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.
Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes mais que articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento: visa o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, o que consiste na superação do paradigma fragmentar instaurado desde o advento da modernidade por meio de um olhar para a realidade da qual o conhecimento brota em sua inteireza, reconhecendo sua natureza multifacetada e a exigência de uma mentalidade condizente. Apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.
Confira a programação.